Antes da Olimpíada, Etiene Medeiros embarca para compromissos na Europa
Pernambucana disputará competição na Itália e passará por treinos em Portugal
A nadadora pernambucana Etiene Medeiros, principal nome da natação feminina do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecem mês que vem, no Japão, inicia nesta terça-feira (22) sua viagem rumo ao evento.
Antes, porém, ela faz duas paradas estratégicas. Primeiro, desembarcará em Roma, na Itália, nesta quarta (23), onde disputará, entre sexta (25) e domingo (27), a 58ª edição do Troféu Internacional de Natação "Sette Colli".
Em seguida, a pernambucana fará um training camp em Rio Maior, Portugal. Depois disso, seguirá para o Japão, com chegada à Vila Olímpica prevista para o dia 18 de julho.
"Embarco para Europa muito animada pelo que terei pela frente nos próximos 45 dias. O primeiro compromisso será bem importante para pegar ritmo de prova, por termos a expectativa de encontrar com as melhores nadadoras do mundo lá em Roma. Em seguida, mais um período de treinos, desta vez em Portugal, para então repetir esse sonho que é disputar as Olimpíadas. A bagagem vai ainda mais pesada, com tanta energia positiva de torcedores, amigos e familiares aqui do Brasil", destaca Etiene.
A nadadora do Sesi-SP, que é integrante do programa olímpico da Marinha do Brasil, além de contar com apoio de Adidas, Nescau, Bolsa Atleta, Time Pernambuco e Polar, disputará três provas no Troféu "Sette Colli": os 50 metros costas, na sexta-feira (25), os 100 metros livre, no sábado (26), e os 50 metros livre, encerrando sua participação na competição italiana, no domingo (27).
"Participar de um torneio internacional a um mês dos Jogos nos ajuda a balizar o momento da preparação de Etiene. Além do Sette Colli, teremos ainda as tomadas de tempo no próprio treinamento em Portugal, em piscina de 50 metros, em que fazemos a simulação das reações da atleta. Tudo isso visa chegar na melhor forma desportiva para competir na Olimpíada, com início das provas da natação no dia 24", comenta Fernando Vanzella, treinador da pernambucana.
"O Sette Colli é uma competição tradicional, que Etiene tem participado bastante nos últimos anos, contando com presença de campeões olímpicos e mundiais, que também estarão em Tóquio. Última disputa para todos antes dos Jogos. O fato de ela ter competido muito pouco por causa da pandemia, dá mais valor ainda para este torneio em Roma. E por isso passa a ter uma importância ainda maior", finaliza o treinador.