TJPE lança livros que contam a história do Judiciário pernambucano
As quatro obras, além de revelar dados importantes, também são instrumentos de resgate histórico sobre o Estado
No ano em que o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) celebra duzentos anos de sua criação, o Centro de Estudos Judiciários do TJPE lançou, nesta terça-feira (22), quatro obras importantes representativas da história do Judiciário pernambucano. A solenidade também marcou o encerramento das atividades do desembargador José Fernandes de Lemos como diretor do Centro de Estudos, que teve papel fundamental na elaboração das obras. O evento virtual foi transmitido pelo canal oficial da Ascom TJPE no YouTube.
“Estamos lançando essas quatro obras, que representam um acervo muito significativo para a história do Judiciário pernambucano, sobretudo num momento histórico, em que a Corte completa 200 anos de criação. Essas publicações buscam constituir um marco para a história do Tribunal e servirá para as futuras pesquisas”, ressaltou o desembargador José Fernandes de Lemos.
O diretor, além de projetos inovadores, deu prioridade à conclusão das obras em andamento nas gestões anteriores. Os livros A arte no Tribunal: uma homenagem aos autores; Dois séculos servindo à ordem e à liberdade - 2a edição; História das Comarcas Pernambucanas- 3a edição; Memória Judiciária de Pernambuco - Gestores da Justiça: Presidentes do TJPE 1970/2021, além de trazer informações importantes, servem como um resgate histórico do Estado.
“Eu tenho a satisfação de trazer neste momento a nossa alegria de estar participando com todos deste momento único em que o Tribunal de Justiça de Pernambuco, através do Centro de Estudos Judiciários, apresenta à sociedade suas obras mais importantes reeditadas e trabalhadas para que possamos divulgar o que nós estamos fazendo dentro do judiciário em Pernambuco”, disse o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira.
De acordo com o desembargador José Fernandes de Lemos, a obra Dois séculos servindo à ordem e à liberdade, é uma forma de manter viva a trajetória do TJ para os pernambucanos. “A primeira obra, Dois séculos servindo à ordem e à liberdade, é uma atualização. A 1º edição foi publicada por ocasião dos 150 anos do TJ. Essa nova edição traz esses outros 50 anos e vem atualizar toda a história do TJ, e dos 36 presidentes que passaram neste período, mantendo viva essa trajetória significativa para os pernambucanos”, disse.
A 3ª edição do livro História das Comarcas Pernambucanas também é uma edição atualizada. Na obra há o resgate da história de cada Comarca de Pernambuco, desde a origem dos municípios, a criação das Comarcas, suas instalações, a criação de novas unidades judiciárias, as organizações eleitorais, os nomes dos juízes do Estado, entre outros dados de caráter histórico, geográfico e informativo.
O 14º volume da série Memória Judiciária, sob o título Gestores da Justiça: Presidentes do TJPE 1970/2021, apresenta os perfis biográficos, os discursos de posse e os marcos da gestão de cada um dos presidentes do Tribunal. “A Memória Judiciária de Pernambuco traz os discursos de posse de todos os presidentes desde 1970 até os dias de hoje, terminando com o atual presidente, desembargador Fernando Cerqueira, que vem fazendo um trabalho muito bonito e profícuo, sobretudo num momento de extrema dificuldade que estamos passando.
O TJPE tem dado sua contribuição elevada num momento tão difícil”, disse José Fernandes de Lemos.
O livro A Arte no Tribunal: uma homenagem aos autores traz a história do projeto arquitetônico e o contexto em que foi erigido o prédio do Palácio da Justiça, ilustrações do edifício e das obras de artes e perfis biográficos de seus respectivos autores.