Retorno

Secult-PE e Fundarpe reabrem equipamentos culturais no dia 28 de junho

Espaços como o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco e a Torre Malakoff voltam a receber o público

Museu do Trem - Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Os museus e centros culturais administrados pela Secretaria de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) voltarão a receber o público a partir desta segunda-feira (28). A reabertura segue a flexibilização no Plano de Convivência com a Covid-19 anunciada pelo governo estadual. 

A retomada, no entanto, ainda não é completa. Poderão receber visita os seguintes espaços: Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe - Olinda), Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC - Olinda), Museu do Trem (Recife), Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), Torre Malakoff e Espaço Pasárgada (Recife). 

Os horários de funcionamento dos equipamentos culturais foram alterados. Já a realização de ações de música, teatro, cinema, saraus e outras atividades específicas nesses locais permanecem suspensas.

Outros espaços permanecerão fechados. É o caso do Museu Regional de Olinda, que está em reforma. Já o Teatro Arraial Ariano Suassuna, o Cinema São Luiz e o Theatro Cinema Guarany ainda não possuem data para reabertura. 

Em função de decretos municipais, o Museu do Barro de Caruaru e a Casa de Câmara e Cadeia do Brejo da Madre de Deus seguem sem visitação. A Casa da Cultura de Pernambuco já estava em funcionamento antes do novo decreto, por ser também um centro comercial.