Teatro

Itaú Cultural: Palco Virtual de Cênicas traz espetáculos on-line inéditos

Apresentações envolvem dança do coletivo 'CIDA' sobre o amor, e peça-filme de 'O Bonde' com olhar sobre o entender-se negro

Brunno Martins/Divulgação

Produções inéditas marcam o Palco Virtual de Cênicas que o Itaú Cultural realiza desta quinta-feira (24) a domingo (27). "Maré", obra de dança do coletivo potiguar CIDA, faz sua pré-estreia dentro da programação falando sobre o amor a partir da situação da pandemia e da realidade dos cinco artistas em cena, seus corpos e suas vivências. O coletivo O Bonde, de São Paulo, por sua vez, estreia "Desfazenda – me enterrem fora desse lugar", peça-filme que é a segunda montagem do grupo, na qual a palavra falada conduz a dramaturgia assinada por Lucas Moura, livremente inspirada no filme Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil, de Belisario Franca. Pensados inicialmente para os palcos presenciais, os dois espetáculos, diante da situação de isolamento ocasionada pela pandemia, ganharam novas produções já voltadas para o audiovisual.

Integralmente gratuito e on-line, o Palco Virtual é realizado de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, pela plataforma Zoom. Todas as apresentações são seguidas por conversas do público com diretores, elencos e convidados. Os ingressos devem ser reservados via Sympla. Para mais informações, basta acessar www.itaucultural.org.br.

Estreias

A programação abre nesta quinta-feira (24) com "Maré", uma metáfora dançada sobre os vários níveis, intensidades e profundidades do amor, considerando-se, ainda, questões de gênero, raça, alteridade, capacitismo e violência contra a mulher. Criado em 2017 pelo CIDA, núcleo artístico de dança contemporânea, fundado por jovens artistas emergentes, negros, com e/ou sem deficiências, radicados em Natal, no Rio Grande do Norte, o espetáculo foi remontado em 2021 como uma obra audiovisual em dança acessível. 

Após a exibição de pré-estreia, Maré fica disponível até 1 de julho, às 17h, no Youtube do Itaú Cultural. 

De sexta-feira a domingo (25 a 27 de junho), o Palco Virtual é da temporada de estreia de "Desfazenda – me enterrem fora desse lugar", segunda montagem do grupo teatral paulista O Bonde e que trata de questões ligadas ao corpo e à subjetividade de pessoas negras diante do processo de abolição inconclusa no Brasil.

Na peça, a atriz Marina Esteves e os atores Ailton Barros, Filipe Celestino e Jhonny Salaberg conduzem a trama na qual quatro pessoas pretas, chamadas de 12, 13, 23 e 40, quando crianças, são salvas de uma guerra por um Padre Branco. Assim, passam a viver na fazenda do Padre, cuidando de tarefas diárias, supervisionadas por Zero, homem preto um pouco mais velho. O Padre nunca sai da capela, a guerra nunca atingiu a fazenda, e sempre que os porquês são questionados, o sino soa e tudo volta a ser como antes. Ou quase sempre.

Depois da temporada de estreia na programação do Itaú Cultural, Desfazenda – me enterrem fora desse lugar fica disponível até 14 de julho, no canal do YouTube de O Bonde.