Dia do Orgulho LGBTQIA+: Saiba o que cada letra representa
O Dia 28 de Junho é a data em que o mundo celebra o Orgulho LGBTQIA+. Historicamente, a sigla já foi denominada de outras formas, entretanto, hoje é utilizada para agregar as múltiplas orientações sexuais e de gênero. Saiba o que cada uma das letras representa.
Lésbicas
É a orientação sexual que define a preferência sexual de mulheres cis (mulheres que se identificam com seu gênero biológico) e transgêneros (mulheres que assumem uma identidade de gênero oposta ao que nasceram) por outras mulheres.
Gays
São homens, cis ou trans, que se sentem atraídos afetivamente ou sexualmente por outros homens, também cis ou trans.
Bissexuais
São pessoas que sentem atração sexual, comportamental ou afetiva por outras pessoas independentemente do gênero. Usualmente, o termo era usado para definir pessoas que sentem atração por homens e mulheres, mas hoje o termo é aplicado semelhante à pansexualidade. A diferença está nos contextos que elas surgem.
Transexuais, transgêneros ou travestis
Pessoas transexuais são aquelas que não se identificam com o gênero biológico, seja homem ou mulher. Travesti é um termo de resistência utilizado por mulheres trans que preferem ser chamadas assim por motivos políticos.
Queer
A definição vem do inglês “estranho”, entretanto, utilizada para definir as pessoas que se identificam como um terceiro gênero, não-binário (que não se encaixam como homem ou mulher), e que suas identidades sexuais não são sejam resumidas a homossexuais ou heterossexuais.
Intersexos
São pessoas que nascem com características sexuais distintas do que é masculino e efemino. Elas podem ter alterações hormonais e genitais ambíguos, além de diferenças na anatomia.
Assexuais
Não há ou têm pouco interesse em atividades sexuais por pessoas.
+
Representa todas as outras orientações sexuais ou de gênero que não estão inclusas nas letras anteriores.