Na lanterna

Santa Cruz tem seu pior início de Brasileiro dos últimos 15 anos

Desde 2006, o Tricolor não tinha um desempenho tão fraco nas primeiras rodadas de um torneio nacional

No duelo mais recente, Santa não saiu de um empate sem gols com o Volta Redonda. - Caique Coufal/Volta Redonda

Com três empates e duas derrotas no Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro, ocupando a lanterna da chave, com três pontos, o Santa Cruz atingiu um dado preocupante, O Tricolor teve seu pior início de torneio nacional dos últimos 15 anos. A última vez que a equipe teve aproveitamento inferior nos primeiros cinco jogos de um Brasileiro foi em 2006, quando estava na Série A.

Dos primeiros 15 pontos em disputa no Brasileirão da época, o Santa Cruz somou apenas dois, em empates com o Figueirense (0x0) na estreia e perante a Ponte Preta (1x1), na quarta rodada. Nos demais embates, o time perdeu por 1x0 para o Internacional, 4x0 diante do São Paulo e 2x1 perante o Athlético. Na ocasião, inclusive, os pernambucanos ficaram 10 jogos sem vencer, acabando com o jejum somente na 11ª rodada, ao derrotar o Goiás por 2x1.

Na Série B 2015, assim como na Série C 2021, o Santa Cruz somou apenas três pontos em 15 em disputa, com um aproveitamento pífio de 20%. Porém, o Tricolor ao menos tinha vencido uma partida. Tirando o triunfo por 4x1 para o Paraná, os pernambucanos só acumularam tropeços, perdendo para Macaé (2x0), América/MG (4x1), ABC (1x0) e Paysandu (2x1). 

Nesta temporada, o Santa Cruz começou perdendo por 2x0 para o Manaus. Depois, empate em 0x0 com o Floresta. Perante o Ferroviário, derrota por 1x0. Nos dois duelos mais recentes, novos resultados de igualdade: 2x2 com a Jacuipense e 0x0 com o Volta Redonda.

O próximo compromisso para quebrar a sequência negativa será sábado (2), contra o Paysandu, no Arruda. Os paraenses estão na quarta colocação, com oito pontos.