Paralimpíada

Doze pernambucanos farão parte da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

CPB anunciou oficialmente a convocação de 253 atletas na tarde desta terça (06)

Arquivo Pessoal

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou na tarde desta terça-feira (6) a lista de convocados para a delegação brasileira que irá disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio, entre 24 de agosto a 5 de setembro. O anúncio foi feito através de uma transmissão realizada no Youtube e no Facebook. Foram nove atletas naturais de Pernambuco e três integrantes da comissão técnica convocados

Entre os pernambucanos que irão integrar a delegação estão: Ana Cláudia, Leylane dos Santos, Jeohsah Bezerra; Andreza Vitória e Evani Soares (atletismo);  Maria Carolina Santiago e Phelipe Andrews Rodrigues (Natação); Raimundo Nonato  (Futebol de 5); Moniza Aparecida (Goalball).

A nadadora pernambucana Maria Carolina Santiago já havia conquistado o direito de participar da competição por ter ganho medalha de ouro na categoria de 100 metros livre, além de ter sido prata no 100m costa, no Mundial de Londres. Será a sua primeira Paralimpíada em sua carreira, e está na reta final da sua preparação para a competição. 

“É uma emoção muito grande você ver seu nome na lista, saber que ela saiu e agora é oficial. Nesse momento, em que falta menos de um mês para a gente viajar, o coração bate mais forte. Eu estou levando isso com muita seriedade para que a gente possa chegar lá e ter o meu melhor resultado nas provas em que vou competir. Espero que toque o hino nacional por ter conquistado uma medalha de ouro", declarou a atleta em entrevista à Folha de Pernambuco.

No total são 253 atletas em toda a delegação, a segunda maior de todas as Parlimpíadas. Destes, 159 são homens e 94, mulheres. Nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, O Brasil conquistou o seu maior número de medalhas em todas as edições em que participou. Foram 72 pódios, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. A delegação ficou em oitavo lugar no quadro geral de medalhas. 

"Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, estamos otimistas numa grande participação em Tóquio. O atletismo viaja com a sua segunda maior delegação, perdendo apenas para os Jogos Rio 2016. Na natação e no halterofilismo, os atletas convocados figuram entre os oito melhores do ranking mundial, o que nos enche de esperança e otimismo na busca de grandes resultados", analisou Alberto Martins da Costa, diretor técnico do CPB.