Música

Academia da Berlinda lança o videoclipe ‘Derrotas e vitórias’

Novo clipe tem incentivo da Lei Aldir Blan e está no canal da banda no YouTube

Academia da Berlinda - Divulgação

Faixa de abertura de “Descompondo o Silêncio”, quarto álbum da banda Academia da Berlinda, “Derrotas e vitórias” ganhou roteiro audiovisual em cores, formas e pinceladas dos artistas plásticos pernambucanos Elvira Freitas de Lira e Daaniel Araújo, com animação assinada por Paulo Leonardo. O novo clipe tem incentivo do edital emergencial para a Cultura da Lei Aldir Blanc, através do Governo de Pernambuco e já está no canal da banda no YouTube.

Da dificuldade de reunir a banda presencialmente para filmagens devido a pandeima, surgiu a ideia de chamar artistas plásticos para produzir o videoclipe, unsado linguagem da pintura e animação. “Chamei o Paulo Leonardo, que eu já tinha trabalhado no curta de animação, Bolha, do diretor Mateus Alves, para dividir a direção de arte e fazer animação. Usando as pinturas que eu e Elvira já tínhamos e completando com novos desenhos que fizemos, fomos passando as ideias a Paulo”, conta Daaniel.

A artista plástica nascida em Arcoverde, sertão de Pernambuco, Elvira Freitas Lira assina o roteiro. “Tinha muito a ver com essa coisa de buscar uma dicotomia entre situações positivas e negativas. Acho que as escolhas foram baseadas no desejo de ressaltar esses nuances de momentos universais cotidianos e opostos que sempre estão em nossa vida”, explica Elvira.

 

No clipe, vemos um personagem concebido por Daaniel, que vao caminhando e atravessando portais para cenários diferentes. Todas as outras pinturas foram trazidas pelos dois artistas plásticos para compor o cenário e trazer a atmosfera dessa caminhada que a canção sugere.

Apesar de não terem se encontrado ou feito as pinturas juntos, as obras de Elvira e Daaniel se completam de tal forma que fazem as imagens surgirem e desaparecerem de maneira natural enquanto o personagem avança suas aventuras pellos portais, onde paisagens urbanas e cenas do cotidiano se cruzam.