Futebol

Copa América: Argentina elimina Colômbia nos pênaltis e encara Brasil na final

Jogo terminou empatado em 1x1 no tempo normal, mas goleiro Martinez brilhou nas penalidade e garantiu a seleção na decisão

Martinez brilhou na decisão - Nelson Almeida/AFP

A Argentina será a adversária do Brasil na final da Copa América 2021. Nesta terça (6), a albiceleste bateu a Colômbia nas penalidades por 3x1, após empate em 1x1 no tempo normal, na semifinal do torneio. A decisão será sábado (10), às 21h, no Maracanã. Os argentinos não ganham um título com o time profissional desde 1993. 

Dois lances parecidos, duas conclusões diferentes. Tudo isso antes dos 10 minutos. Um contra-ataque, uma bola rolada para trás e uma finalização. Na Argentina, o passe foi de Messi para Lautaro. Na Colômbia, Luis Díaz serviu Cuadrado. O chute dos argentinos terminou com a bola na rede. O dos colombianos parou em Martínez. 

A Colômbia teve duas boas chances para empatar o jogo no primeiro tempo, mas faltou sorte. O chute de Barrios acertou a trave, enquanto a cabeça de Mina parou no travessão. Do outro lado, Ospiña salvou uma testada de González. 

Ao apertar a marcação e melhorar a transição ofensiva, a Colômbia foi premiada com o gol de Luis Días, aos 19. Daí por diante, os papéis se inverteram. Foram os argentinos que passaram a desperdiçar grandes oportunidades. Messi acertou a trave e Lautaro Martinez, com o gol aberto, chutou em cima de Barrios. 

A vaga na final foi definida nas penalidades. Momento em que Martínez brilhou. O goleiro da Argentina defendeu as cobranças de Sanchez, Mina e Cardona, colocando a albiceleste na decisão do torneio.

Ficha técnica

Argentina 1 (3)
Emiliano Martínez; Molina (Montiel), Nicolás Otamendi, Pezzella e Tagliafico; Guido Rodríguez, Lo Celso (Paredes), De Paul; Messi, González (Di Maria) e Lautaro Martínez. Técnico: Lionel Scaloni.

Colômbia 1 (2)
David Ospina; Daniel Muñoz, Davinson Sánchez, Yerry Mina, William Tesillo (Fabra); Juan Cuadrado, Wilmar Barrios, Gustavo Cuéllar (Chara), Luis Díaz; Borré (Cardona), 
Zapata (Borja). Técnico: Reinaldo Rueda.

Local: Mané Garrincha (Brasília/DF)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN). Assistentes: Carlos Lopez e Jorge Urrego (VEN)
Gols: Lautaro Martínez (aos 6 do 1ºT) e Luis Dias (aos 19 do 2ºT)
Cartões amarelos: Lo Celso, Montiel, Guido, Pezzella (A), Cuadrado, Fabra, Munoz, Borja, Barrios (C)