Futebol

Saiba quem é o jogador que carrega Pernambuco no nome, nasceu em Itamaracá e brilha na Noruega

Revelado pela Portuguesa-SP, Vitor saiu muito novo da cidade onde nasceu para tentar o sonho de ser um jogador de futebol

Vítor Pernambuco, atacante de 23 anos do Bodø/Glimt - Divulgação

Carregar o nome atrelado ao estado de nascimento pode ser sinônimo de uma história boa no futebol. Pará, Marcelinho Paraíba, Juninho Pernambucano, Ronaldinho Gaúcho… a lista é extensa. E agora, mais um nome se junta a ela com direito a gol na Liga dos Campeões e destaque bem longe das terras brasileiras: Vitor Pernambuco. Natural de Itamaracá, no Litoral Norte do Estado, o atacante de 23 anos do Bodø/Glimt, da Noruega, já marcou gol na Champions League e é um dos destaques na equipe europeia.

Em entrevista, o jogador falou sobre a trajetória em países inusitados da Europa. Revelado pela Portuguesa-SP, Vitor saiu muito novo da cidade onde nasceu para tentar o sonho de ser um jogador de futebol.

Cria dos campos de várzea, o atleta chegou a realizar testes no Náutico, mas não conseguiu ficar. Foi tentar a sorte fora de casa. Após disputar alguns torneios em Itamaracá, viajou até São Paulo para realizar peneiras.

Foi aí que, na Portuguesa, foi aprovado e teve o primeiro contato com a base. A ascensão então foi meteórica. “Peguei um treinador muito bom, o Marcio Zanardi, que tinha vindo do Corinthians para a Copa São Paulo. Graças a Deus deu tudo certo e estou feliz na Noruega”, comenta Vitor.

Através de um projeto na capital paulista, o atacante ganhou a oportunidade de ir jogar na Ucrânia. Após bons amistosos, foi contratado pelo PFK Lviv, clube que até hoje detém os direitos do atleta. “A minha família sempre soube que o meu sonho era ser jogador de futebol. E eles sempre me apoiaram para que eu alcançasse os meus objetivos. No começo é sempre difícil chegar em outro país com outra cultura. No dia a dia fui aprendendo como era ali e como devia jogar aquele estilo de futebol”, disse o pernambucano em relação à adaptação.

Após passar pelo Dinamo Tbilisi, da Geórgia, por empréstimo, o canhoto Vitor Pernambucano ganhou nova oportunidade no Bodø/Glimt, atual campeão norueguês, após quase acertar seu retorno para o Brasil. “A Noruega é um dos melhores países para se viver. É calmo, não tem perigo e todo mundo se respeita. Isso é ‘top’. As comidas são diferentes sim, mas boas também. Estou gostando”, explica o atacante.

Em terras gélidas onde Tore Andre Flo e Erling Braut Haaland foram reis, o estilo de jogo de “Pernambuco”, como é conhecido, logo caiu nas graças da torcida. Além da participação na Europa League, na temporada 2020/21, o jogador foi presença também no Campeonato Norueguês.

No entanto, após o fim da temporada, o jogador encontrou dificuldades para retornar ao solo europeu por conta da pandemia do novo coronavírus. A volta para a Noruega foi adiada em cerca de dois meses. “Foi uma sensação de felicidade voltar para cá depois de tudo que enfrentei. Para mim foi um tempo difícil, de ansiedade para voltar a treinar. Futebol é a minha vida”, disse o jogador em entrevista ao site do clube.

Problemas resolvidos e retorno acertado, Vitor iniciou a nova passagem na temporada 2021/22 com tudo, balançando as redes logo na Champions League.

O atacante marcou um dos gols na derrota do tradicional clube contra o Legia Varsóvia, da Polônia, na Primeira Fase da Liga dos Campeões. O time ainda segue vivo e disputará o jogo de volta, com expectativa da participação de Vitor, que saiu do banco na ida.

Para o restante do ano, ainda poderemos ver o jogador disputando o Campeonato Norueguês, já que o Bodø/Glimt tem a opção de compra ao fim do empréstimo. Resta saber se a promessa, que carrega no nome o estado de bravos guerreiros, irá se concretizar. Ao menos a inspiração é das melhores: o canhoto Vitor tem como ídolo o também pernambucano Rivaldo.