Com folga, Leonardo Lopes é eleito o novo presidente do Sport
Candidato da chapa 'Sport na Raça' obteve 1.083 votos (83,76%), quase 900 de vantagem sobre José Valadares
Com 873 votos de diferença, a chapa "Sport na Raça", encabeçada por Leonardo Lopes, e com Yuri Romão como vice, foi eleita com 1.083 votos, derrotando a chapa "Coragem e Honestidade, o melhor para o Sport", liderada por José Valadares. Assim como o pleito disputado em abril, a eleição foi realizada no sistema drive-thru, entre às 8h e 18h. Assim como há três meses, 9.282 sócios estiveram aptos a participar do evento. Entretanto, apenas 1.304 sócios compareceram à Ilha do Retiro. Valadares obteve 210 votos, enquanto 11 torcedores votaram branco/nulo. A nova gestão toma posse oficialmente na próxima sexta-feira (23).
Advogado, Leonardo Lopes já foi diretor jurídico e de futebol no Rubro-negro. Aos 44 anos de idade, ocupará o cargo de presidente pela primeira vez. Ele seria vice de Nelo no pleito, mas, com a impugnação da candidatura do companheiro de chapa, acabou o substituindo na corrida ao Executivo. "O sentimento é de muita felicidade, mas ciente da responsabilidade que estamos assumindo agora. O torcedor pode esperar muito trabalho, dedicação, vamos fazer de tudo para obter bons resultados dentro e fora de campo", limitou-se a dizer o novo mandatário, em rápido contato com a reportagem.
O pleito
Durante todo o dia, o movimento foi tranquilo na sede rubro-negra. Diferente do pleito de abril, quando 2.359 leoninos compareceram no pleito vencido por Bivar, desta vez, apenas 1.304 torcedores estiveram presentes na Ilha do Retiro.
Após o fechamento do portão, a preparação para a contagem dos votos também aconteceu calmamente. Uma a uma, as 18 urnas foram levadas para o salão nobre da sede social, onde seria a abertura e cálculo dos votos. Depois de uma das urnas não chegar na ordem, houve um princípio de bate-boca por parte de José Valadares. Porém, não demorou para membros da própria chapa do candidato acalmarem a situação.
Antes da contagem dos votos, as pesquisas de boca de urna já indicavam que Leonardo Lopes não teria dificuldades para vencer o pleito. Logo nas primeiras urnas, o candidato da "Sport na Raça" abriu grande vantagem sobre o concorrente, chegando a 222 votos de diferença nas primeiras cinco urnas apuradas. Após a 12ª urna e uma distância de 579 votos, José Valadares e seu vice Fernando Pessoa deixaram o local de votação, enquanto do lado de fora da Ilha, torcedores soltavam fogos e comemoravam o resultado divulgado, entoando cânticos em homenagem aos vencedores.
O candidato pela 'Coragem e Honestidade, o melhor para o Sport' ainda se colocou à disposição para ajudar a nova diretoria. "Estou pronto para ajudar meu clube de coração. Espero que o clube fique unido. Dei meus cumprimentos aos vencedores", falou.