Covid-19

Com avanço da variante Delta, Los Angeles volta a exigir uso de máscaras

Acessório será novamente obrigatório a partir de domingo (18)

Testagem para a Covid-19 na população de Los Angeles, nos Estados Unidos - Mario Tama/Getty Images North America/AFP

O uso de máscara voltará a ser obrigatório em Los Angeles, nos Estados Unidos, a partir do próximo domingo (18), esteja a pessoa vacinada ou não, anunciaram autoridades nesta quinta-feira (15), em reação ao aumento contínuo dos casos de Covid-19.

A megalópole californiana, segunda maior cidade dos Estados Unidos em população, é a primeira a voltar atrás nessa medida. O condado de mesmo nome, que inclui a cidade de quatro milhões de habitantes e seus arredores, "não está onde deveria" em termos de taxa de vacinação, lamentou sua principal autoridade de saúde, Muntu Davis. Por sete dias consecutivos, mais de mil casos de Covid-19 foram registrados diariamente.

As autoridades de saúde dos Estados Unidos anunciaram, em meados de maio, que as pessoas vacinadas poderiam dizer adeus à máscara tanto ao ar livre quanto em ambientes fechados. Porém, apesar da disponibilidade de vacinas, a campanha de imunização se estagnou após o pico no início de abril.

A preocupação cresce, em especial por causa da variante Delta, detectada pela primeira vez na Índia e cerca de 60% mais transmissível do que a cepa original do coronavírus causador da Covid-19. A grande maioria dos casos positivos e hospitalizações correspondem a pessoas não vacinadas.