Acerte o relógio e acompanhe a cobertura especial das Olimpíadas de Tóquio na Folha de Pernambuco
Por conta do fuso horário, dia de competições inicia às 21h (de Brasília) e acaba no fim da manhã do dia seguinte
Do pontapé ao encerramento, passando pelas disputas individuais e coletivas. Nos estádios, quadras, ginásios. Recordes e medalhas. Brasileiros. Pernambucanos. Em cada confronto, esporte ou atleta, um olhar atento para contar as diversas histórias prestes a ganhar vida. Esse será o trabalho da Folha de Pernambuco na cobertura das Olimpíadas de Tóquio 2020. Prepara-se para ajustar os ponteiros.
"Teremos um desafio maior neste ano por conta de as provas acontecerem, em sua maioria, na madrugada. Por isso, teremos um esquema especial de cobertura, de forma que o internauta tenha, em tempo real, acesso às informações por meio do nosso portal e das nossas redes sociais. No jornal, traremos também conteúdos analíticos, com um olhar conectado ao cenário da pandemia, que requer uma atenção diferenciada", disse Leusa Santos, editora-chefe da Folha de Pernambuco.
Atenção ao fuso horário
Entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, o maior evento esportivo do mundo reunirá atletas de 46 modalidades. Cinco deles vão estrear nos Jogos: beisebol/softbol, karatê, skateboard, surf e escalada. Algumas disputas começarão antes mesmo da cerimônia de abertura, marcada para o próximo fim de semana. A Olimpíada, vale relembrar, deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia da Covid-19. Nesta edição, por medidas sanitárias, o evento não terá presença de público.
Por conta do fuso horário, o dia de competições inicia às 21h (de Brasília), entra pela madrugada e acaba no fim da manhã do dia seguinte. As exceções, por exemplo, são o triatlo (18h30) e o surfe (19h), que começam um pouco mais cedo. Lembrando que Tóquio está 12 horas à frente em relação ao horário de Brasília.
Delegação do Brasil será maior
O Brasil terá 301 atletas nos Jogos, espalhados em 35 modalidades. Do grupo, 271 receberam a primeira dose e 226 a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Essa será a maior delegação em uma edição do torneio realizada no exterior. O recorde ainda pertence à Olímpiada do Rio de Janeiro, em 2016, que contou com 465 representantes do país.
Em 2021, a maior delegação será no atletismo, com 53 representantes. O Time Brasil terá representantes também no futebol, handebol, judô, ginástica, rugby, skate, vôlei, vôlei de praia, hipismo, canoagem, boxe, ciclismo, esgrima, judô, taekwondo, badminton, levantamento de peso, remo, maratona aquática, triatlo, pentatlo, saltos ornamentais, surfe, tênis, tênis de mesa, tiro, vela e wrestling.
A equipe brasileira será composta por 161 homens (53,5%) e 140 mulheres (46,5%). Ao todo, 174 atletas vão estrear nos Jogos e outros 18 campeões olímpicos tentarão o lugar mais alto do pódio mais uma vez:Arthur Zanetti, da ginástica artística; Thiago Braz, do atletismo; Rodrigo Pessoa, do hipismo saltos; Kahena Kunze, Martine Grael e Robert Scheidt, da vela; Bruninho, Douglas Souza, Fernanda Garay, Lucão, Lucarelli, Maurício Borges, Maurício Souza, Natália, Tandara e Wallace, do vôlei; Alison e Bruno Schmidt, do vôlei de praia.
O estado conta com a participação de seis atletas nos Jogos Olímpicos de Tóquio: Etiene Medeiros, da natação; Duda e Bárbara, do futebol feminino; Nino, do futebol masculino; Érica Sena, da marcha atlética; e Renata Arruda, do handebol feminino.
Como assinar DAZN
O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante da basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.