Olimpíada

Brasil e Alemanha reeditam final de 2016 na estreia do futebol em Tóquio

Seleção brasileira masculina de futebol inicia caminhada rumo ao bicampeonato olímpico

Apesar da experiência, Daniel Alves confessa que há - Lucas Figueiredo/CBF

Atual campeão olímpico no futebol masculino, o Brasil inicia nesta quinta-feira, às 8h30 (de Brasília), no estádio Yokohama, a sua defesa da medalha de ouro, e a estreia nas Olimpíadas de Tóquio é justamente uma reedição da final da Rio 2016. No primeiro de dia disputas pelo Grupo D, a seleção brasileira enfrenta a Alemanha, rival que derrotou há cinco anos, no Maracanã, subindo ao lugar mais alto do pódio nos Jogos pela primeira vez.

Jogador mais experiente da seleção, o multicampeão Daniel Alves, 38, disse que há um "nervosismo" para a estreia diante dos alemães e afirmou que quer aproveitar cada momento em campo. "Por mais que eu tenha vivido coisas especiais e grandiosas, a primeira vez sempre é com aquele friozinho na barriga, nervosismo bom, saudável. Espero estar à altura da competição e também da seleção", afirmou o capitão brasileiro. Dani também comentou que está em igualdade com os mais novos, já que é a primeira vez que participa das Olimpíadas.

O técnico André Jardine confirmou o time que vai mandar a campo, após repetir pelo terceiro dia consecutivo no treino a formação. A equipe está confirmada com Santos, Daniel Alves, Diego Carlos, Nino e Guilherme Arana; Douglas Luiz, Bruno Guimarães e Claudinho; Richarlison, Matheus Cunha e Antony. 

Enquanto o Brasil venceu a Sérvia por 3 a 0 em seu último amistoso antes dos Jogos, no dia 8 de julho, em Belgrado, com dois gols do atacante Pedro, que não foi liberado pelo Flamengo para a disputa das Olimpíadas, a Alemanha empatou em 1 a 1 com Honduras, em um duelo tumultuado. Os jogadores alemães deixaram o campo alegando que o zagueiro Jordan Torunarigha recebeu ofensas racistas durante a partida.

No outro confronto do Grupo D, a Costa do Marfim entra em campo como favorita diante da Arábia Saudita. A segunda rodada será no domingo, quando o Brasil enfrenta os marfinenses, e a Alemanha, os sauditas. As duas seleções mais bem colocadas da chave se classficam para as quartas de final dos Jogos de Tóquio 2020.