Rede municipal

Alunos da rede municipal do Recife retomam aulas presenciais; confira calendário de volta

O evento aconteceu na Escola Municipal em Tempo Integral Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite

Recife anuncia retorno às aulas presenciais na rede municipal de encubo do Município - Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

As escolas da rede municipal do Recife retomaram as aulas presenciais nesta quinta-feira (22), dando início ao segundo semestre do ano letivo. Por enquanto, apenas alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental voltam às salas de aula, mas em sistema híbrido, com rodízio nas turmas.

Rayane da Rocha, de 13 anos, estudante do 8º ano da Escola Municipal em Tempo Integral Reitor João Alfredo, localizada na Ilha do Leite, estava empolgada com a volta. “Gosto da aula online, mas a interação não é a mesma. Solidão não é bom para ninguém. Fico muito feliz em poder estar mais perto dos colegas e dos professores”, afirmou.

 

O retorno dos alunos acontece em etapas. Na próxima terça-feira (27), será a vez das turmas do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental. Já no dia 3 de agosto voltam os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Houve ao longo do primeiro semestre toda uma preparação para aquisição de materiais e equipamentos para todas as escolas, que receberam investimento de novas pias para ampliar a lavagem das mãos, totens e dispersores de álcool em gel, termômetros e máscaras que serão distribuídas para estudantes e funcionários. Tudo para ter essa retomada que é tão importante para o aprendizado dos alunos, mas cumprindo o protocolo estabelecido”, comentou Fred Amâncio, secretário de educação do Recife.

Visando evitar a contaminação de alunos e professores pelo coronavírus, foi elaborado um protocolo sanitário específico para o retorno. Entre as normas estabelecidas pelo documento estão o distanciamento de pelo menos um metro entre as pessoas em todos os ambientes das escolas; o uso obrigatório de máscaras; a higienização das mãos; e a aferição da temperatura no momento da chegada. 

Na EMTI Maria de Sampaio Lucena, no bairro do UR 01, a preparação para o recebimento dos alunos passou também pelo processo de tirar dúvidas e orientar os pais ou responsáveis. "Fizemos um cronograma de reuniões de acolhimento das famílias, mostrando como será o procedimento na nova rotina escolar, as regras e cuidados que tomamos”, disse Ana Cristina Cavalcante, gestora da instituição, que apontou uma adesão quase que total dos familiares ao modelo presencial. A escola possui 499 alunos matriculados e, até o momento, apenas três optaram por permanecer estudando apenas de forma remota. 

O Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (Simpere) decidiu, em assembleia realizada na última quarta-feira, orientar os profissionais da educação a não retomarem as aulas presenciais. Para a Secretaria de Educação, a decisão não observa a determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) do último dia 13, que tornou ilegal a possibilidade de greve.  

“Não foi deflagrada a greve, mas a decisão do TJPE também impede que de outras formas o sindicato impeça esse processo de retomada. Vamos acompanhar isso em cada uma das escolas, registrando os professores que não comparecerem e poderão ter os seus pontos cortados”, explicou Fred Amâncio.