Imunizante

Olinda intensifica vacinação contra a gripe

Policlínica Barros Barreto, no Carmo, promove, até o dia 5 de agosto, uma campanha para acelerar a imunização

Campanha de vacinação contra Influenza em Olinda - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta segunda (26), uma ação especial para intensificar a vacinação contra a gripe. O pontapé da campanha foi na Policlínica Barros Barreto, no Carmo. A ideia é atender diversos bairros, sempre das 9h às 16h, de segunda a sexta, até o dia 6 de agosto. 

O objetivo da campanha é acelerar mais a imunização, pois cada unidade de saúde, de acordo com o cronograma, contará com equipe e estrutura dedicadas exclusivamente para a vacinação contra a gripe. Outros locais também estarão vacinando, como a Policlínica Rio Doce I (de 26 a 28 de julho), Policlínica Rio Doce II/Jardim Fragoso (de 28 a 30 de julho), Policlínica São Benedito/Margatão Gesteira (2 a 4 de agosto), além da Policlínica da Mulher (de 4 a 6 de agosto).

Os grupos atendidos são: pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários. Além deles, também serão imunizados os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. 

Dia de vacinação contra a gripe em Olinda | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

“Quem tem comorbidade, precisa trazer um laudo ou declaração do problema. Os demais devem ter a identidade e o cartão do SUS. Temos uma equipe exclusiva para essa campanha. Ultrapassamos a meta de puérperas, vacinamos 74% das crianças, 76% dos trabalhadores de saúde e 47% de idosos. Estamos pontuando essa ação para conseguir os 100%”, afirmou Clara Pires, coordenadora Programa Nacional de Imunização (PNI) em Olinda.