Arte

"Tereza Vive": ação reproduz obra da artista pernambucana em fachadas de prédios do País

Tereza da Costa Rego, falecida há um ano, aos 91, ganha homenagem nesta segunda-feira (26)

Ação que celebra Tereza da Costa Rego, falecida há um ano aos 91, pode ser acompanhada nesta segunda-feira (26), via redes sociais - Divulgação

Pelos olhos de Tereza Costa Rêgo, ocupe-se o Brasil. Em projeções, e com a obra inestimável da artista pernambucana que há um ano se foi, aos 91 anos, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Com a ação “Tereza Vive” e por meio do grupo “Projetemos” fachadas de prédios do País ganham a potência libertária de suas pinturas, que vão percorrer cidades como São Paulo, Belo horizonte e, claro, Pernambuco, mais especificamente Olinda, em frente ao Mercado Eufrásio Barbosa que, em parceria com a família, empreendeu na homenagem.

 

Com obras marcantes – com destaque para as séries “7 Luas de Sangue” (1988-199) e “Bordel” (1992-2009), além dos painéis “O Apocalipse de Tereza” e a “Pátria Núa” ou “Ceia Larga Brasileira” - Tereza segue essencial à arte com um legado que reforça a importância de sua obra para os tempos atuais, no que pese a representação que dava a pinturas dentro do contexto do universo feminino. 

O corpo da mulher, tema constante em seu fazer artístico, tais quais foram as procissões, igrejas, santos, paisagens de Olinda e Recife e os animais, tomarão forma e em escalas gigantescas, ampliando o conceito muralista – e com suporte digital - em cores avermelhadas para o Brasil.

A ação de hoje, “Tereza Vive”, pode ser acompanhada à noite via redes sociais @terezacostaregooficial, @projetemos e @mercadoeufrasiobarbosa.