Novas séries retornam às aulas presenciais no Recife nesta terça (27)
Alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais voltarão às salas
Estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais (4º e 5º anos) e Anos Finais (6º e 7º anos) das escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife retornam, nesta terça-feira (27), às salas de aula.
Esta é a segunda etapa do processo de retomada das aulas presenciais nas unidades escolares da rede, iniciada na última quinta-feira (22), com as turmas dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finais.
A retomada gradual das aulas segue até o dia 3 de agosto, com o retorno dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º, 2º e 3º anos), Educação Infantil, contemplando creche e pré-escola, e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para a retomada das aulas presenciais, a Secretaria de Educação do Recife informa que trabalha desde o início do ano. Nos últimos meses, além do protocolo sanitário para a Educação, elaborado em parceria com a Secretaria de Saúde, com base no documento produzido pelo Governo do Estado, a gestão municipal realizou várias intervenções em todas as unidades escolares que compõem a rede, incluindo a instalação de novas pias - para incentivar a higienização das mãos com frequência - e o fortalecimento do acesso à água, ampliando a capacidade de armazenagem.
Foram adquiridas também, segundo o governo, máscaras para todos os gestores, professores, demais profissionais e estudantes; face-shields; termômetros; totens de álcool em gel; dispensers para álcool e sabão líquido; tapetes sanitizantes; pulverizadores; entre outros.
“Nossas escolas vêm se preparando com materiais e equipamentos para este retorno e é importante ressaltarmos que todas estão seguindo as normas e orientações estabelecidas no protocolo sanitário”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.
A redução do número de estudantes em sala de aula é uma das principais medidas previstas no protocolo. “Para o cumprimento deste item, as escolas aderiram ao sistema de rodízio. Então, a capacidade de estudantes em sala de aula está sendo definida de forma a cumprir este distanciamento”, completa.
A retomada das aulas presenciais nas redes municipais só foi autorizada pelo Governo de Pernambuco em abril deste ano, com a melhora nos números da Covid-19 no Recife.