Cinema

'Rosário', curta pernambucano, participa do Festival do Rio

Gravado em Casa Amarela e no Morro da Conceição, filme integra mostra principal do evento

"Rosário", curta-metragem pernambucano - Divulgação

O curta-metragem pernambucano “Rosário” foi selecionado para o Festival do Rio. Dirigido por Igor Travassos e Juliana Soares, o filme integra a programação especial da Premiere Brasil, principal mostra do evento, que ocorre de 5 a 11 de agosto, na Estação Net Botafogo.

Gravado na feira de Casa Amarela e no Morro da Conceição, o curta conta a história de uma feirante que tem o hábito de ouvir os programas policiais e rezar pelas vítimas e suspeitos envolvidos nos crimes da madrugada. O elenco traz nomes como traz nomes como Laís Vieira, Okado do Canal, Clebia Sousa e Mohana Uchôa. 

A equipe que trabalhou no filme é majoritariamente composta por pessoas negras. Além disso, a obra conta com recursos de acessibilidade comunicacional: audiodescrição, libras e legenda para surdos e ensurdecidos. 

“Rosário” estreou em novembro de 2019, no Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador. Depois disso, teve passagens por outros eventos, como o Janela Internacional de Cinema do Recife, a Mostra de Cinema de Tiradentes e festivais internacionais, como o Cine Por Los Derechos (Colômbia) e Porto Femme (Portugal).

Além das sessões presenciais, o Festival do Rio também exibirá de forma online. Através da plataforma InnSaei.tv, os filmes ficarão disponíveis gratuitamente por 48 horas.