Mercado

Conheça a hamburgueria que começou na garagem e virou franquia

Ex-vendedor ambulante apresenta modelo de negócio voltado para periferias

Ademário Santos é criador da Ex-Burguer - Foto: Antônio Rogério Parlata de Souza/Divulgação

O mercado gastronômico segue fortalecendo histórias como a do baiano Ademario Santos. Para driblar a crise causada pela pandemia da Covid-19, ele começou um pequeno negócio na garagem de casa, em Jardim São Luís, Zona Sul de São Paulo, usando apenas uma chapa e uma fritadeira. A ideia se transformou em modelo de negócio originada em uma das maiores periferias do país.

Mesmo com um passado tão difícil, o empreendedor não deixou de lado a vontade de crescer.  Há dez anos, quando foi demitido de uma rede de supermercado, local que trabalhou por treze anos, que Ademário teria a maior reviravolta de toda vida: a garagem da casa dele seria a porta que precisava para apostar e investir na primeira unidade da Ex-Burguer, rede de franquias 100% brasileira, com opção de hambúrguer de até R$3,90.


De lá para cá, os endereços da rede de franquia se multiplicaram em mais de 90 unidades. Focando no formato de delivery para atender a periferia, pois no início da operação empresarial naquele ano, grandes empresas de entrega não atendiam algumas comunidades carentes. O empreendimento de alimentação ganhou ainda mais força no período de isolamento em casa. 

“Meu desejo é oferecer condição de empreendedorismo entre os habitantes de áreas de periferias de todas regiões. Além da família investir no ramo, a proposta é que o próprio entregador, chapeiros e montadores possam investir futuramente no próprio negócio”, conta Ademario Santos, responsável pela marca, que hoje em dia fatura mais de R$1 milhão de reais por mês, com a comercialização de 200 mil unidades de hambúrgueres.