Trânsito

Violência no trânsito é tema de blitz educativa do Detran-PE

Iniciativa faz parte da operação Prevenção 'Segundos que Salvam Vidas'

Trânsito na Avenida Rui Barbosa - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Para orientar os motoristas sobre o bom convívio no trânsito, o Detran-PE realiza ação educativa, nesta quinta-feira (5), das 17h às 20h, no Segundo Jardim de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, com a blitz “Boas práticas para evitar conflitos no trânsito”. 

No formato “Drive In”, atendendo às normas sanitárias, a blitz contará com simulação de desavenças entre um motorista e um motociclista. A iniciativa faz parte da operação Prevenção “Segundos que Salvam Vidas”, desenvolvida pela Diretoria de Fiscalização de Trânsito do órgão por meio da Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional. 
  
Durante a operação, a encenação de situação conflitante envolvendo um motorista e um motociclista, vai simular uma briga de trânsito. A exibição faz parte da estratégia do Detran-PE de divulgar as atitudes corretas, para isso, a gerente de Psicomédica do Detran-PE, Juliana Guimarães, vai explanar sobre os efeitos negativos de reações agressivas no trânsito e conscientizar os condutores para evitar tais consequências.


 Juntamente com a exibição haverá distribuição de material informativo e entrega de brindes. A ação contará também com o Detran Itinerante, caminhão com equipamentos e infraestrutura para ações externas e em parceria com o 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

Além das equipes da Diretoria de Fiscalização e da Coordenação da Educação de Trânsito, integram a operação psicólogos da Gerência de Psicomédica, que vão repassar informações sobre as formas adequadas de postura no trânsito.

 Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que 5% da população tem hábito comportamental agressivo ao volante e que mais de 90% dos acidentes são causados por falha humana. O respeito no trânsito, além de garantir uma boa convivência, contribui para a redução de acidentes.

Entre as recomendações para uma boa conduta no trânsito estão: ser gentil e paciente; não utilizar celular caminhando ou dirigindo; não dirigir se consumir álcool ou estiver com sono; reduzir a velocidade perto de cruzamentos; sempre ligar a seta antes da conversão e nunca fechar cruzamento e manter distância seguro do veículo à frente. 

Também consta nas recomendações respeitar o pedestre e veículos menores, buzinar com moderação e evitar discussões. Caso o conflito fique muito acirrado, é recomendado ligar para a polícia e se houver dano material, anotar a placa do veículo, local, horário do ocorrido e registrar um Boletim de Ocorrência pela internet.