Mobilidade

Recife ganha novas ciclofaixas nos bairros de Santo Antônio e Hipódromo

A malha cicloviária do Recife vem recebendo destaque devido à sua evolução nos últimos anos

Ciclofaixa Santo Antônio, no Recife - Daniel Tavares/PCR

Duas novas ciclofaixas serão entregues nesta quinta-feira (5) pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). Localizadas nos bairros de Santo Antônio, no Centro do Recife, e no Hipódromo, Zona Norte da cidade, as ciclofaixas fazem parte dos 10 quilômetros em maio pela gestão.

O trecho do Centro passará pela Ponte Maurício de Nassau, Rua Nova, Ponte Boa Vista, Rua Imperatriz e Rua do Hospício. 

Na Zona Norte, a rota ciclável passará pelas ruas Fonseca Oliveira, Madre Rosa Gatorno e Couto Magalhães. 



"O Recife vem investindo em segurança viária e em outros modos de transporte mais eficientes para promover uma mobilidade sustentável para a cidade, diminuindo os sinistros de trânsito. É uma nova forma de se deslocar que se fomenta e vemos que a população está aderindo a essa oportunidade", comentou Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

Na área central do Recife, a Ciclofaixa Santo Antônio traz um projeto que interliga áreas de ruas pedestrianizadas, pontes e uso de urbanismo tático para adequar o desenho das vias à mobilidade dos ciclistas e dos pedestres.

O equipamento tem 1 km de extensão e segue o percurso da Ponte Maurício de Nassau, Rua Nova, Ponte Boa Vista, Rua Imperatriz e Rua do Hospício. 

A rota vai beneficiar, em média, 1.300 ciclistas diariamente e trará a experiência de espaço compartilhado entre ciclistas e pedestres nas ruas Nova e Imperatriz. O equipamento vai interligar a Zona 30 do Recife Antigo ao bairro da Boa Vista.

Já na Zona Norte, a Ciclofaixa Hipódromo interliga os equipamentos do Rosarinho e do Torreão. Com 1 km de extensão, a rota passará pelas ruas Fonseca Oliveira, Madre Rosa Gatorno e Couto Magalhães.

Atualmente, a capital pernambucana possui 157 km de ciclofaixas. 

Entre 2013 e 2021, o crescimento da malha cicloviária do Recife foi de 580% e, com as novas rotas, o Recife terá 80 km de equipamentos conectados entre a Zona Sul e a Zona Oeste e 72 km conectados entre o Centro e a Zona Norte.