Futebol

CBF diz que liminar por torcida em jogos do Flamengo contraria acerto dos clubes

O argumento inicial da CBF é citar o conselho arbitral - reunião entre os 20 clubes da Série A - na qual o regulamento e as diretrizes do campeonato são debatidas

Torcida do Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo

A CBF emitiu nesta quarta (4) uma nota oficial na qual se mostra contrária à liminar emitida pelo STJD que permite ao Flamengo ter torcida em seus jogos como mandante nas competições nacionais, caso haja aval das autoridades públicas para isso. A entidade indicou que irá recorrer ao Pleno do STJD.

O argumento inicial da CBF é citar o conselho arbitral - reunião entre os 20 clubes da Série A - na qual o regulamento e as diretrizes do campeonato são debatidas. A entidade diz que a permissão de torcida nos estádios contraria o que ficou acordado entre os dirigentes antes do início do torneio.

Entre outros pontos, a CBF informou que "apresentará os esclarecimentos necessários ao STJD do Futebol e confia que o Pleno do Tribunal garantirá a manutenção do equilíbrio técnico da competição e a segurança dos torcedores". Na liminar desta quarta, o presidente do STJD, Otávio Noronha, considerou que "não cabe em princípio, à Entidade de Administração do Desporto, se imiscuir e negar vigência à execução do conjunto de medidas adotadas pelo Estado, para a retomada gradual das atividades - inclusive com reflexos na economia - por lhe faltar, além de competência, o adequado respaldo técnico e a legitimidade atribuída aos governantes democraticamente eleitos".