Coronavírus

Jaboatão anuncia pré-cadastro para vacinação de adolescentes com comorbidades e deficiências

Cidade também abriu etapa para imunização de lactantes, além de liberar agendamento para pessoas a partir de 27 anos

Vacinação contra a Covid-19 - Leandro de Santana/PJG

A cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, anunciou, nesta quinta-feira (5), a abertura do pré-cadastro para vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente. 

O pré-cadastro dos adolescentes em Jaboatão dos Guararapes, liberado também para lactantes, deve ser feito pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou via aplicativo De Olho na Consulta, a partir das 15h desta quinta-feira. 

A imunização desse novo grupo foi incluída no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A decisão de vacinar adolescentes também foi pactuada na Comissão Intergestores Bipartites (CIB), que reúne gestores do Estado e dos municípios pernambucanos.

A imunização dos adolescentes no Estado começará assim que toda a população a partir de 18 anos tiver recebido ao menos a primeira dose. De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, em Pernambuco a vacinação começará pelos jovens com algum tipo de comorbidade - há a expectataiva de iniciar esse grupo em setembro. 

Pessoas contempladas nesse grupo deverão apresentar, no ato da vacinação, segundo a Prefeitura de Jaboatão, laudo comprobatório, no caso dos adolescentes com comorbidades ou deficiência permanentes; ou declaração preenchida por médico, para as lactantes. Os modelos de formulários a serem entregues estarão disponíveis no site do De Olho na Consulta.

“É muito importante que as pessoas façam esse pré-cadastro para que possamos ter uma estimativa mais atualizada acerca da quantidade de usuários que integram esse novo grupo. Dessa forma, assim que as doses destinadas a esse público chegarem ao município poderemos, de imediato, dar início à aplicação. É mais um grande avanço em nossa campanha de vacinação, sem dúvidas”, disse o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira.

Ainda não há detalhamento sobre qual o imunizante será indicado para os adolescentes. 

Em junho, a vacina da Pfizer/BioNTech recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizada em pessoas de 12 a 17 anos no Brasil. 

E na última sexta-feira (30), o Butantan enviou à agência o pedido de autorização para uso da CoronaVac em crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos.

Redução
Além do pré-cadastro para adolescentes e lactantes com comorbidades, o prefeito Anderson Ferreira divulgou, nova redução na faixa etária do público geral e a abertura do cadastramento para pessoas com idade a partir de 27 anos para vacinação contra o novo coronavírus. 

A vacinação desse grupo vai ter início nesta sexta-feira (6).