Coronavírus

China promete 2 bilhões de doses de vacinas ao mundo

País também prometeu uma doação de 100 milhões de dólares para o sistema Covax

Vacinas contra a Covid-19 - Fiocruz/divulgação

A China "se esforçará para fornecer" 2 bilhões de doses da vacina contra a covid-19 ao mundo este ano e promete uma doação de 100 milhões de dólares ao sistema internacional Covax para os países mais pobres, anunciou o presidente Xi Jinping nesta quinta-feira (5).

"Durante todo esse ano, a China se esforçará para fornecer 2 bilhões de doses de vacinas ao mundo", disse o presidente chinês em uma mensagem para um fórum de cooperação em vacinação, realizado por videoconferência. 

A China também prometeu uma doação de 100 milhões de dólares para o sistema Covax, acrescentou Xi, segundo a emissora estatal CCTV.

O número de casos diários na China, impulsionado pela variante delta, é o mais alto em meses, o que levou as autoridades a realizarem testes em massa na população. 

Em 16 de julho, o presidente Xi prometeu 3 bilhões de dólares de ajuda para que os países pobres enfrentem o surto de coronavírus, em uma reunião online dos líderes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). 

Na semana passada, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, disse que a China já forneceu mais de 700 milhões de doses para outros países desde o início do ano.