Audiovisual

Ciclo de Cinema e Psicanálise debate longa "Lazzaro Felice"

Longa acompanha um jovem bondoso (Adriano Tardiolo) que faz de tudo para ajudar e agradar as pessoas à sua volta

"Lazzaro Felice" é tema de debate no Museu da Imagem e Som (MIS) - Divulgação

Nesta terça-feira (10), às 20h, o Ciclo de Cinema e Psicanálise vai debater o filme italiano "Lazzaro Felice". O evento é transmitido pelo Museu da Imagem (MIS) e Som e promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) com apoio da Folha.

Inspirado em passagens bíblicas, o longa acompanha um jovem bondoso (Adriano Tardiolo) que faz de tudo para ajudar e agradar as pessoas à sua volta -para isso, se submete a horas de trabalho e passa por situações constrangedoras. Ao acordar depois de um acidente, Lazzaro percebe que tudo mudou.

 

Conhecida por retratar a vida de pessoas de origem simples na Itália, a cineasta italiana Alice Rohrwacher vem ganhando projeção desde seu primeiro filme, "Corpo Celeste" (2011). "Lazzaro Felice", que foi lançado em 2018, foi indicado à Palma de Ouro em Cannes e levou o prêmio de melhor roteiro.

Participam do debate o psicanalista e membro da SBPSP Luis Carlos Menezes, o editor-adjunto da Ilustrada, Guilherme Genestreti, e a psicanalista Luciana Saddi, que fará a mediação.

O filme não será exibido durante o evento, mas está disponível na Netflix. A transmissão do debate será realizada ao vivo pelo canal do MIS no Youtube. O público poderá participar com perguntas pelo chat.