Chuvas

No Recife, choveu em 24h mais que a metade da previsão para o mês de agosto

Os municípios do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Ipojuca também apresentaram altos acumulados de chuva

Dia chuvoso na região metropolitana do Recife - Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

No Recife, nas últimas 24h, choveu o volume total de 110mm. De acordo com o secretário executivo de Defesa Social do Recife, Coronel Cassio Sinomar, em entrevista à Rádio Folha FM, o volume corresponde a mais de 55% do total esperado para o mês de agosto.

"Temos esperado para o mês de agosto, que é um dos meses da quadra chuvosa que mais chove, pouco mais de 200 mm e a gente já tem mais de 55% das chuvas esperadas para o mês de agosto que cairam agora em 24h, então é muita água para pouco espaço de tempo", explicou. 



Além do Recife, os municípios do Cabo de Santo Agostinho (184 mm), Jaboatão dos Guararapes (133mm), Olinda (116mm) e Ipojuca (109mm) também apresentaram um alto volume de chuvas nas últimas 24h. 

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a quantidade de chuva não chegou a ultrapassar o total esperado para o mês de agosto nas cidades mais atingidas. A agência ainda informou que o mês de agosto faz faz parte do período chuvoso para o Estado, então ainda estão previstos outros dias chuvosos pela frente. 

O secretário Sinomar informou que o trabalho da Defesa Civil precisa de atenção especial em dia de alerta de chuva. "Quando a gente chega no início de uma quadra chuvosa, no mês de março, nosso call center chega a ter cerca de 780 chamados em um dia só, geralmente é o normal de chamados da gente em 24h em dias como esse". 

O gestor ainda orientou que pessoas que moram áreas perigosas sigam as orientações do monitoramento da Defesa Civil. "Onde a gente não garante mais a segurança é necessário que essas pessoas sigam o deslocamento para uma área segura. Algumas casas em área de risco precisam ser interditadas e as famílias precisam entrar no auxílio moradia", informou.