Audiovisual

Ruy Guerra: 90 anos do cineasta em mostra de filmes no Itaú Cultural

Cineasta e compositor moçambicano naturalizado brasileiro ganha homenagem no streaming do com programação especial

"O Homem que Matou John Wayne" é um dos filmes em cartaz na plataforma - Divulgação

A partir desta sexta-feira (13), a plataforma de streaming do cinema do Itaú Cultural Play acrescenta ao seu catálogo mostra de filmes dedicada ao cineasta Ruy Guerra. 

Com dois longas-metragens do diretor, “Os Cafajestes e Os Fuzis, e dois documentários realizados em sua homenagem, “O Homem que Matou John Waynee Cinema de Guerra – o Fora de Quadro”, a programação celebra os 90 anos de um dos grandes criadores do cinema brasileiro. 

Na segunda-feira (16), ele participa ainda do podcast +70, programa de entrevistas do site do Itaú Cultural.

Podcast +70
Ruy Guerra também ganha destaque como entrevistado do podcast +70, programa de entrevistas do Itaú Cultural que interpreta o Brasil por meio das histórias, reflexões e realizações de personalidades da música, literatura e cinema. 

 

Criada em 2015, em entrevistas com vídeo, a série reuniu depoimentos de diferentes personalidades do meio musical que têm mais de 70 anos. Elza Soares, Jair Rodrigues e Leci Brandão foram alguns dos convidados do programa que, agora, estreia em formato de podcast.

Com os bate-papos conduzidos por Edson Natale, gerente do Núcleo de Música da instituição, às segundas-feiras, serão apresentados 10 capítulos no total.  No dia 23 a entrevistada será a educadora Lydia Horélio. Fechando o mês, no dia 30, a conversar será com o jornalista e escritor pernambucano Raimundo Carrero. 

Nesta estreia do podcast, Guerra, poeta, dramaturgo e compositor, além de diretor de cinema, como é mais conhecido, fala sobre sua vida em Moçambique, onde nasceu em 21 de agosto de 1931, de sua chegada ao Brasil e de sua vida no país.

Ele comenta, ainda, o seu intercâmbio intelectual e artístico com brasileiros que resultou em produções reverenciadas há seis décadas pela crítica e pelos espectadores.

A Enciclopédia Itaú Cultural também tem um verbete sobre o diretor, em https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa4050/ruy-guerra

Glauber Rocha
O cineasta baiano Glauber Rocha, um dos expoentes do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro, destacado pela sua crítica à desigualdade social que se tornou proeminente no Brasil durante os anos 1960 e 1970, também ganha destaque no catálogo do Itaú Cultural Play.

No próximo dia 22, faz 40 anos de sua morte e o público vai poder recordar sua obra na plataforma de streaming da instituição.

Destaque para Deus e o diabo na terra do sol, filme com maior número de acessos à plataforma desde o seu lançamento em junho. A produção, exibida em Cannes, em 1964, provocou grande aceitação na prestigiosa crítica francesa e ingressou no circuito dos grandes festivais europeu. 

De Glauber, o público pode conferir, ainda, os filmes Terra em transe, A Idade da Terra, O dragão da maldade contra o santo guerreiro, Barravento, Pátio e Câncer. 

O verbete sobre Glauber Rocha está disponível na Enciclopédia Itaú Cultural em https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10814/glauber-rocha

Itaú Cultural Play
Lançada no último 19 de junho, dia da celebração do cinema brasileiro, a Itaú Cultural Play é a nova plataforma de streaming do Itaú Cultural. 

Com acesso gratuito, o catálogo inicial reúne mais de uma centena de títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, abrangendo filmes de ficção, documentários, séries documentais e de ficção, animações para crianças e para adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens. 

Acessível para dispositivos móveis IOS e Android, a plataforma pode ser acessada pelo site itauculturalplay.com.br.
 

Serviço

Itaú Cultural Play

Mostra Ruy Guerra

13 de agosto de 2021

Em www.itauculturalplay.com.br

 

Os fuzis (1963)
Duração: 84 min

Classificação indicativa: 12 anos (linguagem imprópria)

Os cafajestes (1962)

Duração: 100 min

Classificação indicativa: 14 anos (drogas lícitas e nudez)

O homem que matou John Wayne (2015)

De Bruno Laet e Diogo Oliveira

Duração: 70 min

Classificação indicativa: 12 anos (linguagem imprópria, drogas lícitas e nudez)

Cinema de Guerra – o fora de quadro (2020)

De Diogo Oliveira

Duração: 3 min

Classificação indicativa: Livre