Sustentabilidade

Celpe anuncia programa para incentivar sustentabilidade energética em Fernando de Noronha

O Programa Energia Sustentável Noronha conta com mobilidade elétrica, inovação tecnológica e ampliação de fontes não poluentes de energia

Fernando de Noronha - Bruno Lima - MTUR/Divulgação

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) anunciou, através do CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle, o Programa Energia Sustentável Noronha, com o objetivo de implementar soluções energéticas renováveis no Arquipélago de Fernando de Noronha e estimular a preservação da Ilha. O planejamento da ação aposta em um modelo de negócio limpo e confiável e contempla um convênio internacional com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Participaram da reunião de anúncio a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco (Semas) e Administração de Fernando de Noronha.

Parte das ações que estão sendo implementadas resultaram de um termo de cooperação técnica firmado entre a Celpe e o Governo de Pernambuco, por meio da Semas. O acordo estabelece compromissos nas áreas de eficiência energética, P&D, energias renováveis e mobilidade elétrica. Uma equipe multidisciplinar de trabalho foi criada para desenvolver e implementar ações que reduzam as emissões de gases de efeito estufa. A intenção é contribuir com a política estadual de mudanças climáticas. Nesse sentido, o Decreto Estadual nº 16.810/20 estabelece que, até 2030, os atuais carros movidos a combustíveis fósseis existentes na ilha devem ser substituídos por veículos elétricos. 

Com o programa, será incentivada à expansão de veículos elétricos na ilha, abastecidos exclusivamente com energia solar fotovoltaica. O projeto estratégico, liderado pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), integra o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da Aneel, e conta com parceiros como eiON, CPqD, WEG e Renault.

Para assegurar o suprimento dos veículos elétricos por fontes renováveis, serão construídas duas novas usinas solares fotovoltaicas na Ilha, totalizando 100 quilowatts-pico (kWp) com bancos de baterias associados. A energia gerada pelas duas unidades será suficiente para abastecer não apenas os carros do projeto como também outros automóveis movidos a eletricidade. As áreas para a implantação das usinas serão cedidas pela Administração de Fernando de Noronha e os painéis solares da primeira unidade serão instalados ainda neste segundo semestre.

Ainda com foco na mobilidade sustentável, a Neoenergia vai estimular o uso de bicicletas elétricas para deslocamentos de moradores e turistas que visitam a ilha.  “A nossa presença em um ecossistema delicado como Fernando de Noronha exige o compromisso inegociável com a sustentabilidade. Atuamos diariamente por um modelo de negócio viável que concilie conservação ambiental, desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida da população. Nos últimos anos, a Neoenergia investiu mais de R$66 milhões em ações com foco sustentável na ilha”, pontua Mário Ruiz-Tagle.

Outra ação do Energia Sustentável Noronha é o processo de atualização tecnológica da iluminação pública da ilha, com substituição de 450 lâmpadas que compõem todo o parque de iluminação. A empresa trocará os equipamentos, que atualmente são de vapor de sódio, por tecnologia LED, proporcionando uma melhor luminosidade e uma economia anual de 76,5 MWh (megawatt-hora), com redução de 40% no custo de energia da iluminação pública para a Administração da Ilha. O projeto de Eficiência Energética, regulado pela Aneel, tem um investimento de aproximadamente R$225 mil e conclusão prevista para o mês de setembro.