Equador faz apreensão histórica de cocaína
9,6 toneladas da droga foram capturadas
A polícia equatoriana apreendeu nesta sexta-feira 9,6 toneladas de cocaína provenientes da Colômbia, em uma operação classificada de histórica pela ministra do Interior, Alexandra Vela.
"Um total de 9,6 toneladas de cocaína foram capturadas, na maior apreensão já feita pela Direção de Antinarcóticos", anunciou Alexandra durante entrevista coletiva em Guayaquil, onde a droga foi encontrada.
Na operação, os policiais encontraram uma dezena de fuzis e mais de 2.800 munições junto com a droga, que estava escondida em uma suposta loja de venda de água. Duas pessoas de nacionalidade equatoriana foram presas.
Segundo a comandante-geral da polícia, Tanya Varela, a droga tinha como prováveis destinos México e Estados Unidos. No mesmo local da operação, autoridades haviam apreendido mais de 500 quilos de drogas e prendido cinco pessoas no mês passado.
Tanya afirmou que a apreensão representa um "duro golpe para o narcotráfico e as organizações criminosas". O custo da droga é de cerca de 450 milhões de dólares, estimou.
Em 2020, a polícia antinarcóticos do Equador apreendeu um recorde de 128 toneladas de drogas, a maior apreensão da última década, ultrapassando a marca de 2016, de 110 toneladas, segundo dados oficiais.