Imóveis: relação construída em bases sólidas
Moura Dubeux mantém laços de confiança com a clientela conquistados ao longo dos anos
O imóvel próprio é um sinônimo de conquista, de estabilidade e de investimento seguro para muitos. Por isso, mesmo com o desaquecimento geral do mercado, 60% dos consumidores ouvidos pela Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), no ano passado, disseram acreditar em bons resultados do mercado imobiliário este ano.
A confiança dos consumidores no segmento foi construída em bases concretas, formadas pela credibilidade de empresas de tradição no mercado como a Moura Dubeux, vencedora por mais um ano da categoria construtoras do Marcas que eu gosto. Pode se dizer que a empresa pernambucana, fundada em 1983, ajudou a construir o Estado. Afinal, são mais de 215 empreendimentos entregues e três milhões de metros quadrados construídos aqui e em projetos de expansão pelo Nordeste.
Gerente de marketing da companhia, Eduarda Dubeux define que oferecer uma boa experiência para os clientes é primordial para manter e estreitar laços de confiança. “No nosso caso é onde o cliente compra o principal bem na vida dele, que é sua casa, seu lar, nós temos que ter mais atenção ainda”, comenta. Por isso, a gestora explica que a empresa precisa estar muito próxima do seu público, desde o pré até o pós venda. “Como nosso período de atendimento é longo, média de três ou quatro anos,
realizamos esse monitoramento, que vai da compra até o recebimento do imóvel e o pós”, detalha.
Para vencer o marasmo do mercado é preciso estar muito aberto para ouvir as demandas dos consumidores. “Fazemos pesquisas e escutas com frequência para identificar nortes para continuarmos satisfazendo o cliente. Temos mapeamentos anuais e outros mais simples, que são mais frequentes”, revela Eduarda.
Graças a essa prontidão, a empresa consegue aproveitar os movimentos do mercado. O aumento das buscas on-line por imóveis, por exemplo, levou ao investimento nas vendas digitais com maior protagonismo dessas plataformas. E a Moura Dubeux levou o segundo lugar da pesquisa digital do Marcas que eu gosto na categoria Imóveis Online.
A sintonia com necessidades dos clientes e o estilo de vida atual também fazem parte dos empreendimentos, como os que trazem espaço de coworking. São áreas de trabalho compartilhadas. Esses espaços atendem pessoas que precisam trabalhar em casa. “Fazemos pesquisas e escutas com frequência para identificar nortes para continuarmos satisfazendo o cliente”, afirma Eduarda.
ATENDIMENTO
Personalizar os serviços oferecendo atenção especial a cada cliente quando se tem uma média de 2.350 atendimentos por mês não é simples. Mas a imobiliária Paulo Miranda consegue realizar a façanha com tranquilidade. Por meio da equipe de 217 corretores da empresa em Pernambuco, que ainda inclui mais 33 funcionários em outras funções, comercializa 237 imóveis por mês.
Empresa de tradição no mercado imobiliário, e novamente vencedora da categoria Imobiliárias do prêmio Marcas que eu gosto, a Paulo Miranda conseguiu acompanhar as mudanças que revolucionaram as vendas de imóveis nos últimos anos. “Acredito que boa parte das mudanças ocorridas no processo como um todo de vendas, em geral, não se ateve à crise econômica propriamente dita, mas sim à evolução nas ferramentas de apoio que visam facilitar a vida do consumidor”, aponta a diretora de Marketing, Renata Miranda.
Em resposta a essas novas demandas, a imobiliária buscou investir pesado em inovação em várias áreas. Um exemplo é o acompanhamento de uma consultoria em gestão de processos de vendas. O marketing, especialmente em mídias digitais, com campanhas específicas para um maior engajamento do público-alvo também está nessa lista.
O time de vendas atua em constante capacitação. “Nossa força de vendas deve estar preparada de forma diferenciada para transformar e agregar na vida de nossos clientes, realizando seu maior sonho que é o da casa própria, e proporcionando o melhor negócio imobiliário para eles, e assim transformar o mercado imobiliário”, considera a gestora.