Limpeza

Limpeza: economizar tempo e dinheiro é indispensável

Produtos de limpeza que oferecem praticidade e preços atrativos saem na frente do mercado

'Consumidor procura produtos que caibam no bolso', diz Evyo Abreu e Lima, da Interlândia - Divulgação

Na agitação cotidiana, economizar tempo é indispensável. Por isso mesmo, o mercado de limpeza no Brasil assiste a um aumento no consumo de itens que facilitam o cotidiano dos cuidados domésticos. Nos últimos 12 meses, até julho de 2018, limpadores sanitários tiveram um crescimento de 22% no volume de consumo comparando com o mesmo período do ano passado.

Outros produtos também registraram alta, como água sanitária, que cresceu 10%. Na categoria Água Sanitária do prêmio Marcas que eu gosto, a Dragão levou a melhor, no primeiro lugar da preferência dos consumidores. O produto é fabricado pela Interlândia, uma empresa recifense que tem mais de 70 anos de mercado.

A empresa sempre foi inovadora. “Fomos a primeira empresa a ter uma garrafa de PET reciclável do Brasil. A inovação está no nosso DNA, como um dos nossos valores”, aponta Evyo Abreu e Lima, gerente comercial da companhia. O gestor comenta que a crise econômica mudou os hábitos de compra do consumidor. “Eles passaram a procurar produtos de limpeza que voltassem a caber no seu bolso”.

Nessa perspectiva, a água sanitária Dragão, que é o principal produto da empresa, vem crescendo e, a reboque, os negócios da companhia crescem acima do mercado. “O consumidor hoje procura qualidade com preço justo. Podemos dizer que esses são pilares da empresa em todos esses anos”, aponta Evyo.

Ele ressalta que os consumidores pernambucanos estão entre os mais fiéis da Água Sanitária Dragão, como atestou a pesquisa do prêmio Marcas que eu gosto. Aqui o produto é líder de mercado Brilux. Na categoria Álcool, a Brilux conquistou o primeiro lugar da preferência dos consumidores do Recife Ampliado (Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes).

Gerente de Marketing e Trade das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, fabricante da Brilux, Renata da Costa, ressalta que o produto é um sinônimo de qualidade e eficiência no segmento de limpeza doméstica. “E essa relação se deve aos constantes investimentos em pesquisas de mercado, desenvolvimento e aprimoramento dos produtos. E todo esse movimento tem como premissa o compromisso em sempre oferecer o melhor aos nossos consumidores”, avalia Renata.

Empresa brasileira, o Grupo Raymundo da Fonte também é o responsável pelo vinagre Minhoto, que está entre os premiados do Marcas que eu gosto. Aliás, a companhia tem mais de 370 produtos existentes no portfólio. São quatro plantas industriais em Pernambuco, Pará, Bahia e Rio de Janeiro, além de um centro de distribuição (CD) no Ceará. O CD é responsável por atingir 95% dos pontos de venda no Norte e Nordeste.

Atualmente o Grupo Raymundo da Fonte tem mais de seis mil clientes ativos. A companhia gera atualmente mais de 2.100 empregos diretos e mais de 500 profissionais de vendas.

MARCA PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS
O segmento brasileiro de saponáceos (produtos de sabão) teve um crescimento de 17% no consumo, considerando os últimos 12 meses, até julho de 2018, ante ao mesmo período do ano anterior. Dois perfis de clientes são importantes, o trade composto pelo varejo, atacado e distribuidores que fazem com que os produtos cheguem de forma eficaz para o outro cliente, o consumidor final.

Nas categorias Sabão em Pó e Sabão em Barra, a marca Bem-Te-Vi é a preferida dos consumidores consultados pela pesquisa do prêmio Marcas que eu gosto. A dupla vitória é, na avaliação do diretor de marketing e vendas da fabricante, a ASA Indústria, Wagner Mendes, o resultado de uma busca incansável da empresa de “oferecer o melhor
produto com qualidade, preço justo e boa distribuição.”

Mendes diz que o consumidor é dinâmico, mutante e está mais exigente. “Sabemos que o bolso do consumidor não é infinito e por isso temos a preocupação de sempre ser uma prioridade para ele”, comenta. As pesquisas de opinião fornecem informações valiosas para entender o que o cliente precisa e/ou deseja. A ASA Indústria também investe forte em comunicação, ponto de venda e promoções, para não perder nenhuma oportunidade de estar junto do consumidor a todo momento e em todos os lugares.

“Temos investido em novas tecnologias como aplicativos de geolocalização, CRM (Customer Relationship Manager, sistemas que gerenciam informações de relacionamento com o cliente), e também em marketing digital”, detalha Mendes. Além disso, a empresa, que também recebe prêmio com as marcas Palmeiron e Vitamilho, inova em fórmulas, novos perfumes, novos sabores, embalagens e marcas.