Entender o paciente é a chave para a saúde
Serviços de saúde são cada vez mais acessados diante do envelhecimento da população brasileira
Ano após ano, o envelhecimento populacional no Brasil demanda uma estrutura maior e mais bem preparada das empresas de saúde. Em aproximadamente 20 anos haverá mais idosos do que crianças no Brasil, de acordo com o IBGE. Até 2060, um quarto da população terá mais de 65 anos.
Reflexo dessas mudanças, a demanda do setor de saúde é crescente. Pernambuco é um bom termômetro desse mercado por ser o segundo maior polo médico do País. Uma das referências do setor é o Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, mais uma vez, o primeiro lugar da categoria Hospitais Particulares desta premiação. A instituição nasceu em 1855 para cuidar dos doentes do surto de cólera.
Ao todo, os edifícios do Hospital Português ocupam um terreno de mais de 80 mil metros quadrados. É uma cidade dentro do Recife com cinco mil funcionários, mais de 800 leitos, quase 70 clínicas especializadas e vários laboratórios. Por mês, há 18 mil atendimentos nas emergências, 2,5 mil internamentos e mais de 1,4 mil cirurgias são realizadas.
Vice-provedor do hospital Joaquim Amorim argumenta que é importante entender as necessidades dos pacientes em tratamentos médicos. “Mas, sobretudo, seus sentimentos para que junto com a família possamos transformar um momento difícil em algo menos doloroso.”
Quando se trata de cuidados com a saúde, o atendimento humano tem que andar lado a lado com a eficiência e a tecnologia. Entre as técnicas mais avançadas, o Hospital Português utiliza o “Da Vinci Xi”. É o mais moderno robô cirúrgico em funcionamento no mundo. Atualmente o programa de cirurgia robótica do hospital é implementado em várias especialidades.
PREVENÇÃO
Profissionais e serviços dedicados à saúde sabem que o acolhimento, a qualidade e a eficiência precisam ser sempre um tripé de sustentação para os negócios. A partir desse conceito, o Hapvida, novamente vencedora da categoria Planos de Saúde investe no tratamento, mas também na prevenção.
“A vida é o bem mais precioso”, ressalta Simone Varella, diretora de comunicação e marketing do Hapvida. Ela explica que a operadora de saúde promove ações focadas na prevenção para que a população seja protagonista da própria saúde. “Entendemos que cuidar das pessoas com qualidade e acolhimento é essencial ao desenvolvimento de nossa missão”, diz.
O programa Viver Bem de medicina preventiva contribui para que os participantes possam reduzir os níveis de açúcar no sangue para evitar o diabetes. Já o programa Nascer Bem oferece acompanhamento especial às gestantes, do pré-natal ao pós-parto.
Simone lista alguns dos principais investimentos em tecnologia mais recentes. O monitoramento da operação em tempo real, o sistema de biometria, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), Sala de Controle (monitoramento 24h das unidades de rede própria), terminais de autoatendimento, por exemplo, contribuem para um maior controle da demanda.
O Hapvida também lançou um chatbot em sua página do Facebook. A ferramenta permite marcação de consultas pela rede social, trazendo mais comodidade para os beneficiários. Novos protocolos de identificação de enfermidades em atendimentos de emergência também foram implantados para agilizar os serviços.
“Queremos investir em assistência médica de qualidade para que a saúde no Brasil possa ser cada vez mais democrática. A operadora permanece motivada a lutar diariamente para garantir a entrega de um serviço pontual, eficiente e acolhedor”, ressalta a diretora de comunicação e marketing.
TECNOLOGIA
A prevenção de doenças está atrelada à medicina diagnóstica. Com os avanços tecnológicos, os exames estão cada vez mais precisos. Nos laboratórios Cerpe, marca vencedora da categoria Laboratórios de Análises Clínicas, todos os processos são pensados para atender as expectativas dos pacientes com agilidade e qualidade.
Empresa do Grupo Dasa, o Cerpe é referência no mercado nacional de medicina diagnóstica. São 38 unidades em Pernambuco com serviço de análises clínicas. Com o propósito de transformar a saúde com a promoção de uma medicina mais preventiva e personalizada, focada no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas, o Cerpe traz para os pacientes o que há de mais avançado na medicina diagnóstica.
“Investimos continuamente em tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento, que são a chave para oferecermos um cuidado mais inteligente com a saúde, por meio do uso de dados. Por tudo isso somos hoje uma referência de saúde para o mercado, líderes do setor de medicina diagnóstica no País”, ressalta Gustavo Bosco diretor regional Nordeste do Grupo Dasa.
Nos laboratórios é possível ter acesso a exames de ponta, como o sequenciamento de gene único, de painéis de genes ou do exoma completo. “A tecnologia do diagnóstico genético permite a identificação precoce e precisa do ponto chave para a intervenção terapêutica efetiva”, explica Gustavo Bosco. Lançada em Outubro de 2017, a GeneOne foi incorporada ao portfólio dos laboratórios Cerpe, que atualmente inclui aproximadamente 200 exames.
PERTO DOS PACIENTES
Descentralização dos serviços é importante para que os atendimentos médicos possam chegar ao maior número de pessoas. Mesmo que a internet tenha facilitado o acesso ao resultado de análises clínicas, ainda é preciso ir à clínica ou ao laboratório para fazer exame.
O médico Boris Berenstein, fundador da rede de diagnósticos por imagem de mesmo nome, que novamente levou o primeiro lugar da categoria Clínicas de Raio-X - Diagnóstico por imagem, do prêmio Marcas que eu gosto, acredita que é “preciso ir ao encontro das pessoas”. “As pessoas não somente moram nos bairros, elas procuram viver nos bairros”, avalia. “É uma questão de comodidade, de trânsito”, diz.
Com o slogan “Sempre próximo de você”, atualmente, a rede de diagnósticos Boris Berenstein tem sete unidades em Pernambuco. Nelas trabalham 300 funcionários e 50 médicos. Do ano passado para cá, duas novas unidades foram abertas, em Olinda e em Paulista. Ainda este ano, uma unidade no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, deve ser inaugurada.
Além das unidades descentralizadas, a proximidade com os clientes também acontece por meio de plataformas digitais. Atendimentos pelas redes sociais e por aplicativos como o WhatsApp, por onde é possível agendar exames, estão no foco de investimentos da empresa. “Esse relacionamento pelas redes sociais é uma tendência, um caminho de inovação sem volta”, classifica o médico Boris Berenstein.
EXCELÊNCIA
Sempre presente no prêmio Marcas que eu gosto, o Hope - Hospital de Olhos de Pernambuco é o líder da categoria Hospital e Clínicas de Olhos. “Somos gratos a população que sempre têm o Hope como sua referência”, agradece a diretora da instituição, Cyntia Santiago. [Veja vídeo sobre o Hope]
Desde marcações de consultas pelo Whatsapp até estratégias de gestão estão entre as diretrizes adotadas pelo hospital para fidelizar o público. Criado no ano passado, o Conselho de Clientes com pacientes do hospital, que se reúne quatro vezes ao ano para avaliar pontos de melhoria e propor ações, como foco na qualidade do atendimento. “Esse trabalho tem sido essencial para entender as necessidades dos clientes”, diz Cyntia.
A expansão dos serviços com unidades avançadas de atendimento, mais próximas dos clientes, estão no foco dos negócios. Este ano, por exemplo, uma unidade de atendimento foi aberta em Olinda, no Shopping Patteo. No ano passado o Hope já tinha inaugurado o Centro Avançado de Catarata, na unidade da Ilha do Leite, no Recife, que é a principal. O espaço conta com equipamentos de última geração para planejamento de cirurgias de catarata e refrativa. Outra conquista aconteceu em agosto do ano passado quando Hope recebeu nova certificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação), que atesta a qualidade de serviços de saúde no Brasil.
O terceiro lugar da categoria ficou com o Instituto de Olhos Fernando Ventura. Com unidade na praça do Derby, Recife, a instituição realiza consultas, exames e cirurgias com foco no atendimento humanizado. “Fazemos uso das tecnologias disponíveis sem perder o paciente para as máquinas. Nosso atendimento é sempre ‘olho no olho’”, frisa o diretor-presidente Fernando Ventura, que tem 45 anos de experiência como médico oftalmologista.