Serviço financeiro

Serviço financeiro: facilidade no acesso aos serviços

Empresas do setor financeiro descomplicam procedimentos através do investimento em plataformas digitais

Os aplicativos bancários tornam mais fácil o pagamento de contas via internet banking - Divulgação

Fazer transações bancárias sem necessariamente ter que ir até a agência já não é novidade. O maior acesso à internet banda larga e aos smartphones mudou a relação dos brasileiros com serviços financeiros, tornando o pagamento de contas, as transferências e outras operações mais fáceis e acessíveis com os aplicativos digitais.

Muito embora nem toda a população do País tenha acesso a essas facilidades, as plataformas digitais relacionadas aos serviços financeiros continuam crescendo. De acordo com pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os investimentos em tecnologia nos bancos cresceu 13% no ano passado. No Brasil, as empresas do setor investem, pelo menos, R$ 6 bilhões por ano na aquisição de softwares que trazem novas soluções e mais comodidade aos clientes.

O retorno desses investimentos se traduz nas boas perspectivas que as empresas do setor mantêm este ano. Somente na área de acesso ao crédito, a Febraban prevê crescimento acima dos 6%. Nesta edição, o prêmio Marcas reconhece três grandes players nacionais na categoria Serviços Financeiros: Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil.

No topo do ranking, a Caixa Econômica Federal é um banco público. Além das funções de banco, a instituição tem uma função social, sendo a responsável pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo Seguro-Desemprego. A Caixa ainda opera programas como o Bolsa Família, o FIES e Programa Minha Casa Minha Vida.