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Estratégias por trás das marcas que o público gosta

Agências de publicidade revelam ingredientes dos planejamentos de comunicação das empresas campeãs

"O trabalho focado na construção da marca é a resposta", diz Angelo Mello, da Aporte. "É preciso povoar a mente dos consumidores", considera Queiroz Filho, do Grupo Duca - Folha de Pernambuco/arquivo

“O terreno mais valioso do mundo é o nosso cérebro”, define o CEO do Grupo Duca, qual pertence a Agência Ampla, Queiroz Filho. A frase do executivo define o exercício constante de tentar entender a mente dos consumidores, que é o maior desafio dos profissionais de publicidade e marketing por trás das estratégias de mercado das empresas vencedoras do prêmio Marcas que eu gosto.

A vitória de cada um dos produtos e serviços reconhecidos pelos consumidores nesta premiação também é um aplauso às acertadas estratégias das agências responsáveis pela comunicação com os consumidores.

Mas o que faz a estratégia de marketing e publicidade dessas empresas ser diferente? O trabalho focado na construção da marca é a resposta, atesta Angelo Mello, presidente da Aporte, agência com o maior número de clientes em primeiro lugar, são eles Palmeiron (Extrato de tomate e goiabada), Boris Berenstein, Bem-te-vi (Sabão em pó e em barra) e Grau Técnico.

“Cada vez mais, as marcas devem incorporar e declarar, no seu dia a dia com o mercado, atitudes e propósitos que as façam ser percebidas como verdadeiras personas, agregando à sua imagem sentimentos tipicamente humanos”, argumenta Angelo Mello, acrescentando que “não basta fazer campanhas que apenas tirem o produto das prateleiras ou consigam ter o serviço como o escolhido.

Cabe ao marketing construir uma relação de valor com a marca que gere lembrança, respeito, amor e fidelidade”. Para Angelo, o Marcas que eu gosto vai muito além de uma pesquisa que mede a lembrança de uma marca. O que o Ipespe avalia é a relação emocional da marca com o consumidor. “Isso só se conquista quando as estratégias de marketing incluem ações que tocam o coração das pessoas”.

Já Queiroz Filho, que tem no portfólio da Ampla as marcas vencedoras Pitú, Shopping Recife, Ferreira Costa e Baterias Moura, avalia que o sucesso obtido está relacionado “as marcas que conseguiram povoar o cérebro do seu consumidor”. “Ficamos felizes por, junto com as equipes de marketing dessas empresas, termos contribuído para este resultado”.