Saúde

Saúde: o paciente em primeiro lugar

Um trabalho intenso para manter o cuidado com o próximo, com higiene, segurança e limpeza é realizado por profissionais da saúde em hospitais, clínicas e laboratórios. Seja para atender pacientes com Covid-19, com outras doenças ou para realizar consulta

Divulgação

A missão de cuidar da saúde das pessoas ganhou uma dimensão superlativa este ano, quando a pandemia de Covid-19 surpreendeu o mundo todo. E as empresas da área, amparadas pelas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostraram toda a sua coragem, organização e competência para garantir a saúde dos pacientes e dos profissionais. Clínicas, planos de saúde e hospitais inovaram e deram as respostas necessárias e almejadas por seus clientes. Como resultado, consolidaram ainda mais suas marcas junto aos usuários do sistema de saúde privado de Pernambuco. 

Saúde e superação de desafios
Presente nas cinco regiões do Brasil, o Sistema Hapvida tem a inovação na área de saúde como extensão da sua missão. Como resultado, mais uma vez se destacou na preferência dos consumidores: foi vencedor nas categorias Hospital particular e Plano de saúde, além de segundo lugar na categoria Clínicas de raio-x (Diagnóstico por imagem) com o Hapvida Vida e Imagem.

A empresa preparou novidades para trilhar nos próximos meses, mantendo a performance. Em 2021, a capital pernambucana ganhará mais dois hospitais do grupo. Além disso, este ano, o Hapvida, em parceria com a empresa multinacional Roche Diagnóstica no Brasil, inaugura o Núcleo Técnico Operacional (NTO), na Imbiribeira. Com investimento de R$ 46 milhões, o NTO será um polo de medicina diagnóstica inteligente, primeiro do mundo a integrar gestão de produção, qualidade e tecnologia para o processamento de mais de 2,6 milhões de análises por mês. Isso confere mais agilidade e controle às análises, processamentos e logísticas de exames laboratoriais de atendimento do Hapvida.

“A gente acredita demais no desenvolvimento do estado de Pernambuco. É nossa maior rede. Ganhar o prêmio, tanto na rede hospitalar quanto como operadora, foi motivo de imensa felicidade”, comentou Simone Varella, diretora de marketing do Hapvida.
Mesmo com os desafios que o ano de 2020 trouxeram para a área da saúde como um todo, o Sistema Hapvida manteve-se atuante: customizou a rede própria, aumentou o número de leitos conforme o aumento da demanda pela Covid-19, formou uma equipe de profissionais de saúde que viajaram para atender várias regiões do Brasil e montou uma banca própria com participação de especialistas internacionais para discutir a doença. “Somado a isso, a empresa também atuou na telemedicina e disponiilizou para o Ministério Público uma inteligência artificial que ajuda no diagnóstico das imagens da Covid-19”, complementou a diretora Simone Varella.

As operadoras do Grupo São Francisco e RN Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida, fazem parte do Sistema Hapvida. Atualmente, são mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Ao todo, são 40 hospitais, 184 clínicas médicas, 41 prontos atendimentos e 174 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.  

Diagnóstico: evolução e segurança  

Preferida como clínica de raio-x, a Boris Berenstein cumpre desafio de atender o cliente na pandemia

A clínica Boris Berenstein trabalha para conseguir estar junto do paciente em todos os momentos. Primeiro lugar na preferência como Clínica de raio-x (Diagnóstico por imagem), além de segundo lugar como Laboratórios de análises clínicas, a Boris já tinha estruturado seus espaços com processos digitais, o que ajudou nas transformações exigidas atualmente.

“O call center, já instituído, foi importante para tirar dúvidas e organizar a agenda de atendimento dos pacientes, o que reduziu drasticamente a marcação presencial. Além disso, nosso portal do paciente para busca de laudo e resultado de exames só era utilizado por 20% dos pacientes, antes da pandemia. Esse percentual foi para mais de 80% e espero que isso seja tendência porque a pessoa não precisa sair de casa para pegar o laudo, não precisa manusear papel, não perde o resultado e ainda pode enviar virtualmente para algum médico, o que facilita a telemedicina”, explicou o diretor médico da Boris Berenstein, Leon Berenstein.

Não desassistir a população foi o grande desafio da Boris Berenstein. Por isso, a clínica reinventou alguns espaços e redesenhou o seu fluxo de pacientes. Um exemplo disso é que o atendimento a pacientes com algum sintoma respiratório sempre é marcado em horários do final do dia. “Seguimos todos os protocolos dos órgãos oficiais da saúde e não pretendemos mudar sem a vacinação efetiva. A pandemia foi uma grande catalisadora de processos”, comentou Leon. E a preocupação da empresa com a saúde das pessoas foi recompensada mais uma vez com o destaque entre as marcas preferidas. 

A clínica Boris Berenstein possui seis unidades, sendo duas no Recife, uma em Olinda, uma em Jaboatão dos Guararapes, uma em Paulista e uma no Cabo de Santo Agostinho. A mais recente é a de Piedade, em Jaboatão, inaugurada em janeiro deste ano. Fundada pelo médico Boris Berenstein 

Valores sólidos
Prezar pela segurança de todos os pacientes é a base de valores da empresa vencedora da categoria Hospital e clínica de olhos: o Hope - Hospital de Olhos de Pernambuco. A empresa tem o nível mais alto de acreditação, certificado pela Organização Nacional de Acreditação, desde 2015. “Há muitos anos o Hope possui o selo de acreditação e sempre renova a cada ano. Isso significa que focamos muito na segurança dos pacientes”, comentou a oftalmologista Bruna Ventura, que faz parte da diretoria do Hope.

O Hope tem alto nível de acreditação e trabalha com foco na segurança dos pacientes 

O prontuário eletrônico da empresa, com o histórico de todos os pacientes, também está sempre se modernizando. E, a partir da pandemia mundial de Covid-19, o Hope viu a necessidade de ter atendimento por meio da teleorientação. Por isso, a empresa investiu no canal de comunicação “Alô Hope” para atendimento médico a distância. E o Hope pretende continuar com o canal, caso a teleconsulta continue legalizada.

“Sempre foi um dos pilares do Hope a inovação e apostar em tecnologias. Nossas marcações de consultas, por exemplo, podem ser feitas pelo site, telefone ou WhatsApp”, disse Bruna Ventura.

Grupo que iniciou operação há 67 anos, o Hope possui, atualmente, uma unidade central, localizada na Ilha do Leite, no Recife, além de unidades nos shoppings Recife, RioMar, Guararapes, Plaza e Patteo. Fundada no bairro da Boa Vista, no Recife, com o nome Clínica de Olhos Altino Ventura, a direção do Hope está em sua terceira geração.

Instituto de olhos
Na categoria Hospital e clínica de olhos, o segundo lugar ficou com o IOFV - Instituto de Olhos Fernando Ventura. A instituição de saúde trabalha no atendimento, infraestrutura e tecnologia para consultas, diagnósticos, tratamentos, exames e cirurgias oftalmológicas no espaço mais estratégico do Recife: o polo médico do Derby.