Fundaj reabre equipamentos, nesta quinta-feira (19), com programação especial
Ministro da Educação estará presente na reabertura do Museu do Homem do Nordeste
Equipamentos culturais administrados pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) serão reabertos ao público nesta quinta-feira (19), data dos 172 anos do nascimento do patrono da instituição. Uma programação especial foi anunciada para celebrar a ocasião, no Recife e na Região Metropolitana.
Pela manhã, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, presidiu a cerimônia no Museu do Homem do Nordeste (Muhne), no bairro de Casa Forte. À tarde, a presidência da Fundaj anuncia projetos no Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho.
As atividades presenciais no Muhne estavam suspensas desde março de 2020, em função da pandemia de Covid-19. Neste período, o equipamento iniciou um projeto de requalificação, com instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndios.
Durante a reabertura do museu, o ministro vai conferir em primeira mão a mostra “389 dias de Solidão”. A exposição, que ocupa a sala de abertura do edifício Gil Maranhão, reflete os desafios dos museus diante da pandemia.
Também haverá os lançamentos do livro “Museu do Homem do Nordeste em 40 peças” (Editora Massangana, 2021), organizado pelos museólogos Henrique Cruz e Marília Bivar, e da exposição “Três Ceramistas”, na Sala Valdemar de Oliveira. A publicação resgata a história do equipamento, a partir de peças expostas. Já a montagem apresenta os trabalhos da designer Gisela Abad, do advogado Saulo Dubourcq e do cirurgião dentista Sergio Bandeira, em diálogo com o projeto Museu de Vizinhança.
A programação de aniversário será encerrada com o anúncio da segunda edição do Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa. Em 2020, o edital destinado aos nove estados do Nordeste destinou R$ 900 mil de orçamento da Instituição Federal e contemplou 90 projetos. Desta vez, o certame organizado pela Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) deverá abranger quatro categorias.
Agenda
Nesta quinta-feira (19), também é comemorado o Dia da Fotografia. Por esse motivo, o Centro de Documentação e Estudos da História Brasileira (Cehibra) da Fundaj promove a Jornada Fotografias e Coleções. A iniciativa contará com quatro mesas de debate, convidados especiais e transmissão no canal da Fundaj, no YouTube, entre as 10h e as 17h30.
Os pesquisadores Carlos Augusto Santa Anna Guimarães e Joanildo Albuquerque Burity irão participar de lives sobre a obra de Joaquim Nabuco, a partir das 18h. Para encerrar, o canal da Fundaj no YouTube transmite a palestra “O que Nabuco pensaria do Brasil de hoje?”, com o acadêmico da Academia Brasileira de Letras Joaquim Falcão, às 19h30.