Série B

Buscando espantar a má fase e voltar ao G4, Náutico recebe o Cruzeiro nos Aflitos

Timbu tem uma nova chance de encerrar sequência negativa e fechar o primeiro turno entre os quatro primeiros

Tiago Caldas/CNC

Se era improvável para o torcedor do Náutico o início mágico da equipe na Série B 2021, vem sendo, à mesma medida, a queda vertiginosa de rendimento nas últimas rodadas, emendando uma sequência negativa de quatro derrotas seguidas no final do primeiro turno. No entanto, surge mais uma oportunidade de voltar a vencer, agora na última rodada da primeira metade da competição. O duelo que já ganha ares de decisão é contra o Cruzeiro, nesta terça-feira (17), às 19h, nos Aflitos. 

Para a partida, o treinador Hélio dos Anjos ganha um reforço importante para a defesa. Após sofrer com desfalques e lesões, o Náutico enfim contará novamente com os quatro zagueiros à disposição. Em coletiva realizada na segunda-feira (16), o treinador alvirrubro comemorou o retorno dos defensores. 

“Uma coisa positiva é que há muito tempo que não tenho os quatro zagueiros prontos para mim e estão todos aptos. Eu já defini, na minha cabeça, qual vai ser a zaga que vamos jogar nessa partida”, disse Hélio. 

Com 11 gols sofridos nos últimos quatro jogos - uma média de 3,6 gols por partida -, o Náutico vive seu momento mais delicado defensivamente desde o início da temporada. 

"A gente tem algumas observações para fazer e chamo a atenção que o mais importante, na questão ‘tomar gols’, é não direcionar apenas aos dois zagueiros ou ao sistema defensivo. Nós facilitamos algumas coisas, mesmo não caindo muito os nossos números de desarme nos últimos jogos, mas a nossa interceptação de passe diminuiu, o ponto de marcação nosso diminuiu também”

Ainda assim, a defesa não estará completa diante do Cruzeiro, por conta da suspensão do lateral Bryan, que foi expulso na partida contra o Avaí.

Por outro lado, o ataque ainda não conseguiu recuperar o rendimento anterior. Sem Kieza, o comando do setor fica com Caio Dantas, que ainda não marcou com a camisa alvirrubra, mas deve ganhar nova chance contra o Cruzeiro. 

Já do lado da Raposa, que treina no CT do Retrô, em Camaragibe, a expectativa é de manter a sequência sem derrotas que já chega a cinco partidas. No entanto, a equipe segue com dificuldades para vencer na competição. Já sob comando de Vanderlei Luxemburgo, o Cruzeiro vai aos Aflitos com a missão de arrancar pontos e não sofrer gols. A equipe mineira é a 16ª colocada e tem a pior defesa da competição, junto com o Confiança, com 29 gols sofridos.

Ficha técnica

Náutico

Alex Alves; Hereda, Camutanga, Carlão, Rafinha; Matheus Trindade, Rhaldney, Jean Carlos; Matheus Carvalho, Vinícius, Caio Dantas. Técnico: Hélio dos Anjos.

Cruzeiro

Fábio; Norberto, Ramon, Eduardo Brock, Matheus Pereira; Adriano, Rômulo, Giovanni; Bruno José, Wellington Nem, Rafael Sóbis. Técnico: Vanderlei Luxemburgo. 

Local: Estádio dos Aflitos (Recife/PE)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Quarto árbitro: Diego Fernandes Silva de Lima (PE)
Transmissão: Sportv e Premiere