Aflitos

Celpe flagra furto de energia em padaria no Recife que daria para abastecer 1,1 mil casas por um mês

Equipes técnicas da Celpe estiveram na padaria para inspecionar a ligação do local, quando se depararam com a irregularidade - Divulgação/Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) flagrou, nessa segunda-feira (16), o desvio de energia elétrica na Padaria Globo localizada na rua do Futuro, nos Aflitos, Zona Norte do Recife.

De acordo com a concessionária, a energia recuperada foi de 131 mil kWh, o que seria suficiente para abastecer, aproximadamente, 1.100 residências durante um mês. 

Equipes técnicas da Celpe estiveram na padaria para inspecionar a ligação do local quando se depararam com a irregularidade. 

A ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apresentaram a possibilidade de, na padaria, haver irregularidades na medição de energia elétrica. 

O medidor foi substituído, e a situação da padaria foi regularizada, segundo a companhia. Toda A energia não medida será cobrada da padaria.

“A ação foi resultado de um estudo da rede realizado pelo núcleo de inteligência da Celpe. Enviamos uma equipe de inspeção e constatamos a irregularidade. É importante ressaltar que todas as vezes que constatado irregularidade nas medição ou ligações clandestinas na rede de energia elétrica, uma parcela da conta dessas pessoas é paga pelos demais clientes. Por isso é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede, relata o gerente de Recuperação de Receita da Celpe, Gustavo Santos.

Furto de energia é crime e está sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. 

Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. 

Como denunciar
Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Celpe, por meio do 166, e fazer a denúncia. Não precisa se identificar. 

Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.