Manutenção

No Dia do Patrimônio Cultural, bicas da parte histórica de Olinda recebem cuidados

Serviço de limpeza e pintura foi realizado por reeducandos

Manutenção das bicas da cidade história de Olinda - Ray Evllyn/Divulgação

Nesta terça-feira, 17 de agosto, é comemorado o Dia do Patrimônio Cultural. Em celebração à data, reeducandos do regime aberto, acompanhados pelo Patronato Penitenciário, e do semiaberto, ligados a Secretaria de Ressocialização (Seres), trabalharam na manutenção de bicas remanescentes do século XVI localizadas em pontos turísticos de Olinda. 

As bicas do Rosário, de São Pedro e Quatro Cantos fazem parte da memória da cidade histórica e receberam cuidados de limpeza e pintura.

Foto: Ray Evllyn


De acordo com o secretário executivo de Cultura de Olinda, Rodrigo Silva, a manutenção nas bicas é feita mensalmente pelos reeducandos, que dedicam em torno de seis horas ao trabalho. 

A parceria é celebrada por várias partes, pois contribui para a preservação dos patrimônios históricos e ajuda no processo de ressocialização. “Resgata a cidadania dos cumpridores de pena”, destaca Josafá Reis, superintendente do Patronato Penitenciário.

O trabalho em prol da ressocialização é possível através de convênios de empregabilidade mantidos pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a prefeitura do município.