Ação oferta testagem rápida para ISTs, nesta sexta-feira (20), no Recife
Ainda serão distribuídos preservativos, sachês de gel lubrificante e materiais educativos sobre ISTs
Uma ação da Secretaria de Saúde do Recife oferta, nesta sexta-feira (20), testagem rápida para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de aconselhamento do público. Qualquer pessoa pode ter acesso ao serviço, disponibilizado em uma unidade móvel.
A ação, que tem como mote "Bora testar? Bora prevenir?", ocorre a partir das 18h30, na rua das Ninfas, nº 84, bairro da Soledade, na área central do Recife.
O objetivo é ampliar o acesso da população às formas de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces de HIV, sífilis e/ou hepatites virais.
Durante a ação, serão ofertados cerca de 240 testes rápidos. Nos casos em que o resultado dá positivo, o usuário recebe aconselhamento e é encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde. Ainda serão distribuídos preservativos, sachês de gel lubrificante e materiais educativos sobre ISTs.
O projeto itinerante foi inaugurado em julho deste ano para ampliar a testagem de ISTs e ofertar esses serviços em horários alternativos e em diversos locais de grande circulação de pessoas na cidade. Desde então, já foram realizados mais de 300 testes rápidos. A expectativa é que a unidade móvel do projeto circule toda semana em diferentes pontos do Recife.
A iniciativa pretende alcançar de forma mais assertiva a população LBGTQIA+, usuários de álcool e outras drogas, população em situação de rua e de outras vulnerabilidades sociais, além das áreas descobertas pela Estratégia de Saúde da Família.
Serviços
Na rede municipal de saúde, a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Existem dois Serviços de Atenção Especializada (SAE) para as pessoas com HIV/Aids: um na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena, e outro na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista.
A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife oferece, de forma rotineira, testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros e também na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. Além disso, a população pode se dirigir à unidade básica de saúde mais perto de casa, para saber a disponibilidades de testes rápidos para detecção de ISTs. O resultado sai em cerca de meia hora.
A rede pública também oferece, nos postos, vacina contra hepatite B, disponível para todas as pessoas, independentemente de idade ou condição de vulnerabilidade. O esquema é composto por três doses, como preconiza o Ministério da Saúde.