Audiovisual

Festival de Cinema de Gramado: longa pernambucano de Renata Pinheiro é o grande vencedor

"Carro Rei" foi vencedor em quatro categorias do festival: melhor filme, trilha, direção de arte e desenho de som

Cena do filme "Carro-Rei" - Reprodução/Instagram

O longa pernambucano “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, foi o grande vencedor do  49º Festival de Cinema de Gramado, com quatro premiações: melhor filme, melhor trilha musical (DJ Dolores), melhor direção de arte (Karen Araújo) e melhor desenho de som (Guile Martins).

Os vencedores foram anunciados neste sábado (21) e contou com emoção em forma de desabafo de Renata Pinheiro, que agradeceu o reconhecimento e não hesitou em reforçar o quanto o setor cultural (e do audiovisual) tem sentido a atual política do País. 

“Eu queria agradecer por ter essa voz agora, estamos passando por um momento tão difícil de destruição do nosso setor que emprega tanta gente (...) Estão querendo destruir a gente”, ressaltou a diretora. 

 

À frente também do roteiro, ao lado de Sérgio Oliveira, “Carro Rei” traz no elenco Matheus Nachtergaele como Zé Macaco, personagem que deu a ele Prêmio Especial do Júri. 

Na sinopse, “Uno se comunica com carros desde criança e quando uma lei coloca a empresa da família do pai em perigo, ele busca o seu melhor amigo de infância: um carro. Ao lado do tio, ele transforma o veículo no “Carro Rei”- que fala, ouve e até se apaixona e tem planos para todos”. 

Premiados
“Jesus Kid”, comedia de Aly Muritiba, foi o premiado com melhor direção e melhor roteiro em longa-metragem brasileiro. Leandro Daniel Colombo também levou o Kikito de melhor ator coadjuvante no longa. Bianca Byngton foi a melhor atriz conadjuvante em “Homem Onça”.

Já o ator Nando Cunha levou como melhor ator pelo papel de Mauro, em “O Novelo”. E a atriz Gloria Pires ganhou seu primeiro Kikito pelo drama policial “A Suspeita”, de Pedro Peregrino.