Recife inicia, nesta terça (24), vacinação contra a Covid-19 de pessoas a partir dos 16 anos
Por serem menores de idade, é necessária a presença do pai, da mãe ou do responsável na hora da vacinação
O Recife iniciou, nesta terça-feira (24), a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes a partir de 16 anos. Todas as pessoas do novo grupo serão imunizadas com a Pfizer, a única vacina aprovada, até agora, para menores de 18 anos.
Por serem menores de idade, é necessária a presença do pai, da mãe ou do responsável na hora da vacinação, que deve apresentar documento de identidade.
No agendamento, por meio do site ou aplicativo Conecta Recife, e também no dia da vacinação, é necessário anexar o documento de identidade ou Certidão de Nascimento do adolescente; documentação dos pais ou responsável ou tutela; e comprovante de residência no nome dos pais ou responsável.
A costureira Hanna Gouveia, de 42 anos, aproveitou o primeiro dia da vacinação para trazer o filho, Luiz Henrique Cavalcanti, de 16 anos, para receber a primeira dose do imunizante. “Muita ansiedade e felicidade, uma emoção em dobro. Consegui vacinar meus dois filhos hoje, que a minha outra filha tem 12 anos e tem deficiência. Essa dose tranquiliza mais um pouco e agora é esperar a chegada da segunda dose”, disse
Luiz Henrique afirma que, a partir de agora, é uma nova vida. “Estava muito ansioso, agoniado, quis tomar junto com minha irmã. Estou mais aliviado, ter mais sensação de liberdade. Com essa primeira dose me sinto mais livre”, declarou.
Já o despachante aduaneiro, Arthur Frederico, de 45 anos, trouxe a filha Letícia Pinheiro, de 17 anos, para que ela tenha mais segurança. “É um momento que dá mais segurança para ela e os jovens da idade dela. A gente que passou por isso sabe como é, superei essa doença. É muito importante essa vacinação e espero que amplie para as outras crianças”, contou.
A jovem aponta que esse foi um momento muito esperado por ela. “Momento muito aguardado por nós, esperava ansiosa, assim que abriu fiquei ansiosa. Foi tudo muito fácil. Da mais tranquilidade de ir pra escola, sair com meus amigos, a dose de esperança chegou”, apontou.
Reações
Segundo especialistas, existe um risco de reações adversas à vacinação dos adolescentes, de forma semelhante à de adultos. Entre os efeitos mais comuns, estão sensibilidade, dor e inchaço no local da aplicação, dor no corpo e febre baixa.
Os sintomas aparecem geralmente após a aplicação da dose, ou entre 24 e 48 horas após, cessando em poucos dias, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Entre outros sintomas de reação, estão fadiga e calafrios.