Recifense Fred Anjos lança primeiro livro em Lisboa
Em live marcada para esta quinta-feira (26), escritor pernambucano lança "A morte das Coisas que Acredito" na abertura da Feira do Livro de Lisboa 2021
Vai ser em terras portuguesas que o escritor pernambucano Fred Anjos vai estrear na literatura com o lançamento do seu primeiro livro “A Morte das Coisas que Acredito”, especificamente na edição 2021 da Feira do Livro de Lisboa.
Em live via Instagram (@fredanjosoficial), às 16h (horário brasileiro), o escritor pernambucano – radicado em Portugal – leva a obra para a abertura da Feira.
No livro, os 24 capítulos são tomados por temáticas conflitantes como família fé, bullying, alcoolismo e suicídi.
A narrativa conta a história ficcional de Pedro Blantes, garoto que sofre preconceito, tem problemas de saúde por causa da obesidade e tem sua história atrelada à morte, sob um olhar realista, irônico e questionador a fatos que permeiam interações familiares e sociais, medos, sonhos e dilemas.
De acordo com o próprio autor, o livro é “uma provocação, vem para suscitar dúvidas e nos faz pensar por que morremos? Por que sofremos?”.
Sobre o autor
Escrito em 2011, ainda quando o autor morava no Brasil, em Portugal onde está atualmente ele viu a oportunidade de publicar “A Morte das Coisas que Acredito” – editado pela Chiado Books e disponível para venda online internacionalmente desde julho, em formato físico ou ebook.
Além de escritor, Fred dos Anjos é cantor e compositor e mantém uma forte relação com a música, lançando semanalmente na Internet canções inéditas inspiradas no universo da obra.
“Ao todo serão 16 músicas com participação de artistas nordestinos, sempre às segundas-feiras, compondo uma trilha sonora para o livro”, conta.
A música “Central”, de sua autoria; “Ilusões”, com a banda pernambucana de rock Sob Efeito Q66; e “Mar de mim”, com a cantora Carina Mayara, são as primeiras canções já disponibilizadas no canal do YouTube, fazendo uma ponte entre literatura e música.
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ruJsgpCLlc4" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
“A morte é algo belo, que faz parte da vida. O que dá o valor da vida é justamente o seu tempo limitado. A maior reflexão dessa obra é ajudar as pessoas entenderem a morte como um processo natural e imutável”, ressalta Fred.
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/g4RU_yOwG3Q" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
Natural de Recife, tem formação em Relações Públicas e passagens por palcos da cena da cidade, entre elas exposições como artista plástico, shows com a banda pernambucana Arca de Pandora, ocasião em que foi vocalista, dentre outras produções culturais.
Em 2017 seguiu para Lisboa, em Portugal, de onde encampa carreira musical solo em conexão com parceiros de sua terra natal.
Além da publicação do livro, Fred Anjos também se dedica ao projeto de lives “Conversa com Anjos”, com entrevistas diversas com artistas pernambucanos através do seu Instagram.
Serviço
Lançamento de “A morte das Coisas que acredito”, por Fred Anjos
Live da abertura da Feira do Livro de Lisboa 2021, quinta (26), às 16h no Instagram @fredanjosoficial