Coronavírus

Pernambucanos seguem na expectativa para receber 3ª dose da vacina contra a Covid-19

Com a terceira dose, a expectativa é reforçar a imunidade da população tendo em vista a variante Delta que está em circulação

Vacinação contra Covid-19 no Porto Digital - Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

O Brasil deve iniciar no próximo mês a aplicação da terceira dose da vacinação contra a Covid-19, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Segundo a pasta, a imunização deve ter início em pessoas com 70 anos ou mais e imunossuprimidos. 

Com base nisso, nesta quinta-feira (26), o Comitê Técnico Estadual de Vacinação de Pernambuco e a Comissão Intergestores de Bipartite Estadual de Pernambuco (CIB/PE) se reúnem para definir como se dará a aplicação da dose adicional.

Com a terceira dose, a expectativa é reforçar a imunidade da população tendo em vista a variante Delta que está em circulação. Para o representante comercial Octaviano Filho, 60, a expectativa para receber a terceira dose é a melhor possível. “A gente tem que tomar vacina para continuar o dia a dia. ‘Tou’ otimista, esperançoso e a favor da ciência”, ressalta. 

A telefonista Karoline Dantas, 34, afirma que está na expectativa para que a família seja imunizada. “Hoje vim trazer minha filha, que é menor, para tomar a primeira dose. Minha vó já tem 80 e poucos anos, já tomou a segunda dose e está na expectativa para a terceira dose. Praticamente minha família toda já tomou”, detalhou Karoline com a voz embargada, carregada de emoção. 

A dona de casa Mônica Rosa, 51, também segue na esperança de receber a terceira dose. “Esperando para dar um reforço maior. Não tive nenhuma reação e agora é esperar pela próxima dose. A gente precisa tomar vacina”, diz. 

População
Pernambuco tem cerca de 1,2 milhão de idosos com 60 anos ou mais. Já os profissionais de Saúde são cerca de 300 mil.