Educação

Em evento, prefeito do Recife anuncia criação de centro de referência para a primeira infância

Projeto tem investimento de R$ 1,5 milhão e visa integração das redes de educação voltada para crianças de 0 a 6 anos

Prefeitura do Recife anuncia CRIAR, no Compaz Miguel Arraes, na Madalena. - Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

Foi lançado, na manhã desta quinta-feira (26), pela Prefeitura do Recife, o CRIAR, Centro de Referência da Primeira Infância, no COMPAZ Miguel Arraes, no bairro da Madalena, na Zona Oeste da Capital pernambucana. O evento de lançamento contou com ato simbólico de assinatura da ordem de serviço para início das obras no local.

Na cerimônia, estavam presentes o prefeito do Recife, João Campos, a vice-prefeita Isabella de Roldão, o secretário de Educação Fred Amâncio e o deputado federal Wolney Queiroz, que destinou emendas para o projeto.

O CRIAR tem como objetivo atender crianças de 0 a 6 anos, com foco em atuação integrada com creches e escolas do Recife.

Estão previstos como equipamentos que farão parte do centro, uma biblioteca infantil, com área de estudos e espaços multimídia, visando desenvolver parte lúdica e atividades de estímulo dos sistemas motor e cognitivo, além de espaços verdes para realização de brincadeiras ao ar livre e uma área para atendimento de beneficiados pelo programa Mãe Coruja. O projeto tem investimento de R$ 1,5 milhão e deve ser concluído em oito meses. 

Ao chegar na solenidade, o prefeito João Campos detalhou o investimento para a criação do centro e as possibilidades que ele irá oferecer para a primeira infância, além de destacar a integração da rede de educação na cidade, voltada para crianças de 0 a 6 anos. 

"É o primeiro da nossa cidade. Uma estrutura que vai custar mais de 1,5 milhão. Vai possibilitar que a gente integre a nossa rede de educação, olhando para a primeira infância. É um grande espaço lúdico, com profissionais especializados, metodologias de ensino, estimulando os sentidos da criança. É um novo espaço dentro do COMPAZ, com estrutura moderna e pensada 100% na primeira infância, toda inclusiva, com acessibilidade, que vai estar pronto já no próximo ano, para garantir que as crianças do Recife vão ter esse espaço com grande dignidade", disse.

Ainda sobre a integração das redes de educação, o prefeito ressaltou que o projeto não estará limitado às pessoas da comunidade do entorno do Compaz Miguel Arraes.

"O centro tanto vai acolher pessoas da comunidade do entorno, como alunos das nossas creches de toda a cidade, que vão poder vir para o centro, com horário marcado e agendado, com supervisão dos trabalhadores da educação, para fazer todo o uso desse espaço, as atividades lúdicas. A gente tem que olhar para as crianças. Uma cidade que não faz isso, neglicencia o próprio futuro. Mas o Recife não é assim. O Recife cuida da primeira infância, da criança e faz tudo com muito gosto e coração", afirmou.

O secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, destacou a inovação do projeto e espera poder aplicar o projeto em outros centros da cidade.

"Tem uma concepção nova, serve para dar apoio ao trabalho das creches de uma região. Esse é o primeiro centro, nossa primeira experiência, mas esperamos aplicar em outros centros espalhados pela cidade."