Bebidas

Santa Joana: compromisso com o meio ambiente

Vencedora na categoria Água mineral, a Santa Joana apresenta responsabilidade ao consumidor

Linha de produção da água Santa Joana - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Essencial, a água está dentro de todas as casas. Vencedora na categoria Água mineral, a Santa Joana tem uma responsabilidade grande com seu consumidor, sempre trabalhando para ter cada vez mais qualidade. A empresa mantém sua presença nas redes sociais e, no ano passado, realizou uma campanha nessa mídia para divulgar os pequenos comércios de bairro e os próprios clientes. Além disso, a marca aposta na presença na rua e nas indicações entre os consumidores, o famoso “boca a boca”.

Novidades também foram implantadas pela empresa. Entre elas está a mudança do layout da garrafa de 500ml, que ficou mais leve (com menos material) e mais rígida. Com a mudança do desenho, ficou melhor de os consumidores segurarem a garrafa. Além disso, a Santa Joana lançou a linha completa de refrigerantes (cola, guaraná, laranja, uva e limão) de 2 litros e de 250ml, este último chamado carinhosamente de “joaninha”.

A empresa constrói planos para diminuir o material e melhorar a tampa das garrafas descartáveis. Hoje, a tampa tem 1,1 grama de polietileno e passará para 0,80 grama. Ainda está trabalhando numa linha de chás (mate, mate com limão e pêssego), bebida mista de guaraná com ginseng, bebida mista de guaraná com açaí e bebida mista de laranja, tangerina e limão, todas em embalagens de 300ml.

“Os próximos desafios são os mercados novos que abriremos com nossos novos produtos. Nosso lema é levar produtos excelentes, com embalagens que agridam menos a natureza e, para conseguirmos, precisamos investir muito em tecnologia. A Santa Joana é uma empresa que está há 27 anos no mercado de águas minerais. O mercado de bebidas é um desafio gostoso que estamos amando participar, mas não deixa de ser um grande desafio”, ressaltou diretora da Santa Joana, Romena Torres.

A Santa Joana adquiriu uma unidade no estado do Pará, que está em fase de construção, e, quando pronta, atenderá toda a região Norte. Está no planejamento também a expansão para São Paulo, para atender as regiões Sudeste e Sul.

Atualmente, com as fábricas e a estrutura que possui, a empresa atende com água todo o Nordeste e o estado do Pará. A Santa Joana tem frota própria com 91 caminhões e toda a entrega é feita pela empresa, das garrafas descartáveis e refrigerantes.

Fundada em abril de 1994 por Lenilson Torres em Aldeia, a Santa Joana tinha inicialmente uma fonte, apenas para envase de 20 litros. Com o passar dos anos, foram adquiridas mais três fontes, duas no Recife e uma em Jaboatão dos Guararapes, também, inicialmente, para envase de apenas 20 litros. Em meados de 2010, a empresa começou com o envase em embalagens descartáveis de 500ml, 330ml, 295ml e 1,5 litros. A Santa Joana possui a fábrica mais moderna da América Latina para produção de garrafas de 500ml sem gás (são 52.000 pacotes com 12 unidades por dia). Além disso, produz os garrafões de policarbonato e a tampa de rosca amarela.