Projeto 'Olha! Recife' retorna neste domingo (29) com passeios turísticos pelas ruas do Centro
A Prefeitura do Recife reiniciou neste domingo (29) o projeto “Olha! Recife”, que oferece passeios turísticos guiados pelas ruas do Centro da Cidade. Após mais de um ano interrompida devido à pandemia da COVID-19, a iniciativa, gratuita, retoma com visitas a ruas e equipamentos culturais que fazem parte da história da capital pernambucana.
No Bairro do Recife, o percurso contou com caminhada explicativa pelas ruas do entorno, passando, por exemplo, pela Rua do Bom Jesus, já eleita uma das mais belas do mundo e que abriga a primeira sinagoga das Américas. O roteiro também contou com momentos dedicados às esculturas que homenageiam os artistas Antônio Maria, Naná Vasconcelos, Chico Science, Carlos Pena Filho, Capiba, Ariano Suassuna e Manoel Bandeira.
“Hoje é um dia muito feliz para a gente. Um projeto de sensibilização turística tão importante como o “Olha!” é sobre você trazer novos olhares sobre a sua cidade e a gente consegue trabalhar vários temas. Hoje a gente voltou com o centro histórico, falando um pouco sobre a história do centro do Recife, mas a gente tem temas diferentes toda semana”, explicou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.
A professora de história Gizelly Medeiros, de 34 anos, foi uma das pessoas que participaram da visita guiada. “É a primeira vez que eu venho ao projeto. Sou apaixonada pela história de Pernambuco e aí quando eu vi que o projeto ia voltar eu não perdi tempo e aproveitei a oportunidade para me inscrever”, contou. “É uma história tão rica que muitas pessoas não conhecem ou não entendem. A gente passa o tempo todo e nem sabe a importância que Pernambuco e o Recife tinha na história”, acrescentou.
A funcionária pública Maria do Socorro de Vasconcelos, de 59, também participou do percurso. “Eu vim para conhecer melhor os espaços do Recife, que a gente passa e não conhece a história”, disse. Natural de Bezerros, no interior do Estado, ela mora na capital pernambucana desde a infância: “Aqui é tudo muito lindo. E eu vi as pessoas todas com muito cuidado, usamos máscara e álcool em gel. Eu recomendo muito o passeio. É perfeito”.
O agente de viagens Leandro Arcoverde, 38, também aproveitou o domingo para participar do projeto. “O passeio está muito bom, muito bem explicado. O pessoal está todo concentrado, acompanhando e se dedicando”, falou.
Além do passeio a pé pelo Bairro do Recife, o primeiro dia de retomada do projeto também contou com tour de bicicleta dedicado à Semana Burle Marx. Nessa modalidade, cada participante, em sua própria bicicleta, pôde conhecer a história de pontos turísticos projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx, a exemplo das praças do Entroncamento, do Derby, da República e do Arsenal.
A expectativa da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife é de em breve também retomar os passeios nas modalidades de ônibus e catamarã. “A gente tem quatro modalidades: a gente faz a pé, de bicicleta, de catamarã e de ônibus. Nós voltamos hoje a pé, com o circuito central, e de bicicleta com as praças de Burle Marx. Em breve a gente vai voltar também com o catamarã e com o de ônibus”, comentou a secretária Cacau de Paula.
Os passeios do Olha! Recife acontecem aos domingos e as inscrições são abertas às 10h da sexta-feira anterior pelo site www.olharecife.com.br.