FÓRMULA 1

GP da Bélgica é interrompido depois de quatro voltas e Verstappen vence

Max Verstappen vence na Bélgica em GP de apenas quatro voltas - KENZO TRIBOUILLARD / AFP

O piloto Max Verstappen venceu o GP da Bélgica, mas ganhou apenas metade dos pontos. A prova foi marcada por muita chuva e apenas quatro voltas, 10% das 44 necessárias para concluir o percurso. Com a corrida incompleta, o valor da pontuação foi computado pela metade.

A prova começou com três horas de atraso uma contagem regressiva de uma hora e os pilotos atrás do safety car, mas em menos de 13 minutos a bandeira vermelha foi novamente acionada. Os pilotos tiveram que voltar para o pitlane mais uma vez sem saber como a prova prosseguiria.

Nos treinos classificatórios de ontem, os pilotos encararam emoção do início ao fim. As pesadas chuvas atrapalharam muito os atletas e fizeram diferença no grid. O piloto Lando Norris, da McLaren, sofreu um acidente durante a corrida e a engenharia resolveu efetuar a troca da caixa de câmbio do veículo. Essa ação não autorizada gerou uma punição de cinco posições para ele.

No aquecimento de hoje, Sergio Perez, da Red Bull, bateu o carro em Les Combes. O veículo de Perez deslizou em baixa velocidade contra as barreiras, mas com velocidade suficiente para causar danos à suspensão dianteira. Por causa do acidente, o piloto que estava na sétima posição do grid, ficou fora da corrida.

Pouco antes do início programado da corrida, as chuvas aumentaram muito no circuito e a direção da corrida decidiu que as carros largariam atrás do safety car. Minutos, depois, a organização decidiu atrasar o início da corrida na esperança de as chuvas diminuírem. Levou mais de uma hora para que os carros pudessem correr. O principal problema apontado pelos pilotos era a falta de visão na pista.

Por conta desta situação, a bandeira vermelha foi exibida e o procedimento de largada foi suspenso, sem previsão de volta. Os carros retornaram para o pitlane enquanto aguardam a decisão sobre a realização da 12ª etapa do Mundial da F1.

Mesmo com pneus de chuva e intermediários, que são projetados para dispersar a água e oferecer mais aderência, a alta quantidade de água empoçada na pista dificulta muito o trabalho dessas ferramentas. Os pneus não conseguem fincar com segurança na pista, o que pode causar aquaplanagem.