Ferrovia

Encontro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de PE debate futuro da Transnordestina

O evento será transmitido pelo canal do Crea-PE no YouTube

Transnordestina - Divulgação

Encontro virtual vai debater as consequências da exclusão do eixo Suape do projeto da ferrovia Transnordestina. O encontro é organizado pelo Comitê Tecnológico Permanente (CTP), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), e será realizado de forma virtual, a partir das 19h desta terça-feira (31). 

Participam do debate o engenheiro Roberto Gusmão, presidente do Porto de Suape, e o engenheiro civil Marcos Roberto Dubeux, fundador e diretor executivo da Cone S/A.
 
A mediação ficará a cargo do engenheiro civil João Recena, coordenador do eixo do CTP Um projeto para Pernambuco e o Brasil. O evento será transmitido pelo canal do Crea-PE no YouTube



“A gente precisa da Transnordestina, precisa mudar o modelo de transporte para escoar a produção. Estamos com um modelo rodoviário que não funciona, todo esburacado. Estamos na contramão do mundo. Países menores que o Brasil adotaram o modelo férreo e estão decolando na economia”, ressalta o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.  

Marcos Roberto Dubeux vai para a ponta do lápis para defender a execução do projeto. “Estudos mostram que são mais de R$ 7 bilhões de adição ao PIB da região, de influência do projeto, por ano. É um valor muito relevante”, calcula o empresário.